O que plantar depois do alho – várias opções de sucesso




Foto: sinor.bg

O alho é considerado um bom precursor fitossanitário para muitas culturas, liberando no solo substâncias contra organismos patogênicos. Isto é conveniente para o cultivo de mais culturas durante todo o ano – mantém uma produtividade mais elevada e ao mesmo tempo reduz o crescimento de ervas daninhas. Porém, na hora de escolher o que plantar depois do alho, devemos sempre considerar as exigências da rotação de culturas, bem como o intervalo de tempo entre uma mesma colheita.

Como determinar quando arrancar o alho?

Sabemos que as folhas ajudam a determinar quando a colheita do alho está pronta para ser colhida. Ao contrário da cebola, que é colhida quando as folhas estão completamente amarelas, o alho amadurece quando as folhas ainda estão parcialmente verdes (metade verdes e o restante murchas). As folhas começam a morrer de baixo para cima. Sem um remanescente saudável da bainha da folha que mantenha a cabeça do alho intacta, os dentes podem partir-se e o armazenamento deteriora-se.

Outra forma é fazer um teste de grama e ver se a safra está pronta para a colheita.

Deixar os canteiros vazios não é uma boa ideia porque vai levar à proliferação de ervas daninhas que se instalam em todos os espaços disponíveis e, quando uma espécie desaparece, outra rapidamente toma o seu lugar. Eles têm um impacto direto e indireto nas plantas cultivadas. Eles competem diretamente com eles por água, nutrientes e luz. Algumas ervas daninhas libertam substâncias que retardam o crescimento das culturas, enquanto outras, como a erva de trigo, formam um solo denso e uma cobertura do solo que é muito difícil de erradicar. Eles abrigam caracóis e outras pragas e também são reservatórios para o desenvolvimento de patógenos.

A plantação de culturas de transição permitirá que as próximas na rotação de culturas se desenvolvam em melhores condições.

O que plantar depois do alho?

O alho na rotação de culturas geralmente ocorre entre culturas da família da batata (tomate, pimentão, batata) e vegetais crucíferos (repolho, nabo, rabanete, mostarda, etc.).

O objetivo da rotação de culturas é prevenir a herança de patógenos e pragas comuns.

As doenças transmitidas pelo solo (virais, fúngicas e bacterianas) circulam entre certas plantas. As pragas que, de uma forma ou de outra, hibernam no solo ou em restos de plantas, encontram exatamente o alimento de que precisam para continuar seu ciclo de vida.

A remoção de hospedeiros ou a consorciação de culturas não relacionadas perturba os ciclos de doenças e pragas.

Plantio sequencial

A finalidade do plantio sucessional é ligeiramente diferente da rotação de culturas, embora existam algumas semelhanças. O principal objetivo é não deixar essas áreas à ação da erosão e ao desenvolvimento de ervas daninhas. Não é desprovido de importância o facto de podermos cultivar culturas comestíveis antes do inverno e aproveitar ao máximo o espaço livre.

Há um fator que não deve ser esquecido ao planejar uma rotação de culturas. Partes das raízes deixadas no solo após o cultivo da família dos bulbos, incluindo o alho, dificultam o desenvolvimento das leguminosas, mas são úteis para cenoura, alface, rúcula, mostarda e outras culturas.

Cenouras

O alho, assim como a cenoura, não absorve muitos nutrientes do solo, por isso podemos semear com segurança logo após a colheita, sem aplicação de nitrogênio ou matéria orgânica. O bônus serão raízes doces que poderemos colher imediatamente após as primeiras geadas, quando o amido se transforma em açúcares.

É importante antes de semear as sementes fazer uma rega profunda e hidratante, o que irá acelerar a germinação.

Também podemos usar um bioestimulador congelando algumas batatas no freezer e, após descongelar, corte-as e esprema o suco. Mergulhamos as sementes nele por cerca de 8 horas.

Saladas

A maioria das variedades de alface pode ser semeada durante todo o verão, cresce rapidamente e está pronta para a colheita em apenas 4-6 semanas após a semeadura.

Muitos vegetais folhosos asiáticos, como mizuna, komatsuna e bok choy, que gostam de temperaturas de outono de 10 a 20 graus Celsius, também se tornaram populares recentemente.

Também podemos semear rúcula desbastando periodicamente, e também semear.

Essas folhas verdes são amantes do nitrogênio e precisamos adicionar composto podre. As sementes são semeadas densamente e desbastadas no processo de crescimento.

Mostarda branca

A mostarda é uma planta siderada de cobertura do solo que resiste a temperaturas de até -7 graus, suprime o desenvolvimento de ervas daninhas, enriquece o solo e melhora a estrutura após o estabelecimento, fornece habitat para besouros terrestres (a maioria dos corredores são predadores e são ativos tanto nos estágios larvais quanto imaginais de desenvolvimento – alimentam-se de caracóis, lagartas e outras pragas), sapos e vários predadores.

Existem diversas variedades de mostarda com folhas verdes, vermelhas e variegadas, que são utilizadas em saladas e pratos, mas também para biofumigação. Ele repele vermes, o que é especialmente valioso se plantarmos batatas depois.

A mostarda brota e cresce rapidamente – em apenas duas semanas se forma um mar de vegetação. Deve ser cortado e incorporado ao solo antes que ocorram temperaturas críticas. A decomposição do tecido de mostarda suprime o desenvolvimento de nematóides, alguns patógenos transmitidos pelo solo e repele vermes.

O que plantar depois do alho - várias opções de sucesso

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *