Folhas de tomate enrolam-se em tubos – causas e prevenção




Foto: sinor.bg

O enrolamento das folhas no tomate é mais frequentemente uma doença, embora os sinais sejam semelhantes, mas sugerem a existência de um problema. O tomate é uma cultura que reage imediatamente quando ocorrem condições de cultivo desfavoráveis, mas isso não exclui a presença de infecção por doenças ou pragas. Os sintomas em todos os casos são o resultado de uma série de motivos que é importante conhecer.

O enrolamento das folhas do tomate pode ocorrer em diferentes fases do seu desenvolvimento, bem como em diferentes condições de cultivo – em estufa ou ao ar livre. Aqui estão as principais causas do enrolamento das folhas:

1. Violação das condições de umidade e temperatura – isso acontece com mais frequência quando as condições de temperatura e umidade são violadas. A altas temperaturas (cerca de 35 graus Celsius e acima) o processo respiratório aumenta e ocorre uma rápida degradação dos nutrientes, ao mesmo tempo que reduz a absorção pelas plantas e a sua acumulação. As folhas “morrem de fome” e começam a enrolar-se longitudinalmente como tubos. Isso é mais frequentemente observado quando o solo está coberto com cobertura morta e as partes superiores estão sujeitas a tensões de alta temperatura. Em caso de altas temperaturas prolongadas, é necessário proporcionar sombreamento e, em casa de vegetação, boa ventilação.

2. Falta de fósforo – as folhas enrolam-se como tubos e viram para baixo. A parte superior torna-se verde-acinzentada e as veias vermelho-púrpura. Se as folhas velhas das plantas se curvarem fortemente, significa que há excesso de zinco no solo. Sua parte inferior é roxa, sendo a cor mais saturada na periferia.

3. Deficiência de oligoelementos – as folhas superiores jovens enrolam-se para baixo quando há deficiência de boro, cobre ou enxofre. A ondulação das folhas para cima é causada pela deficiência de cálcio. Ao mesmo tempo, as folhas ficam pequenas, o ponto de crescimento morre e, mais tarde, nos frutos surge a podridão do topo. Com uma alta dose de cálcio, as manchas escuras também são visíveis nos frutos verdes. As bordas das folhas também enrolam com falta de potássio e posteriormente as folhas velhas desenvolvem necrose. As menores nervuras desaparecem e as bordas das folhas ficam marrons.

4. Câncer bacteriano – o enrolamento das folhas pode ser um sinal de danos às plantas causados ​​​​por cancro bacteriano. As folhas inferiores primeiro murcham, escurecem e depois secam. Feridas e rachaduras aparecem na parte inferior dos pecíolos e nervuras das folhas, bem como nos caules das plantas. Uma seção transversal do caule mostra um anel escuro de vasos afetados pela bacteriose. Só há uma saída – remoção e queima das plantas infectadas ou remoção para local seguro, seguida de desinfecção do solo. Se não houver presença de anel escuro em seção transversal, podemos adiar o enraizamento.

5. Presença de pragas – a causa mais comum de deformação e enrolamento das folhas é a presença de piolhos e ácaros. Nesse caso, utiliza-se Mospilan ou outro inseticida adequado, que não impede a vida dos polinizadores. Durante a floração e a frutificação, recomenda-se o uso de remédios populares. O mais popular é a pulverização com água e sabão e infusão de alho.

Folhas de tomate enrolam-se em tubos - causas e prevenção

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *