Foi desenvolvido um programa nacional de medidas de controlo de pragas nas vinhas




O Ministro da Agricultura e Alimentação aprovou o “Programa Nacional de Medidas de Prevenção da Propagação e Controlo de Pragas da Vinha (Género Vitis)”. O programa foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por especialistas em proteção fitossanitária e inspetores da BABH e com a participação ativa de cientistas do “Instituto de Viticultura e Vinificação”, Pleven, Universidade Agrícola, Plovdiv, Faculdade de Agronomia da Universidade Florestal de Sofia. cidade; e especialistas do Centro de Avaliação de Riscos da Cadeia Alimentar.

A elaboração de um Programa Nacional visa manter as vinhas saudáveis ​​e limitar a propagação de certas doenças e inimigos, como a cochonilha (Pulvinaria vitis L.), a escoriose (Phomopsis viticola), a cigarrinha americana (Scaphoideus titanus) 17, o oídio míldio (Oidium tuckeri) e outros.

Com base no Programa aprovado, foi desenvolvido um regime de auxílios estatais – “Auxílios à compensação de custos dos agricultores, relacionados com a implementação de medidas no âmbito do Programa Nacional de Medidas de Prevenção e Controlo de Pragas da Videira Europeia (género Vitis)”.

A ajuda é concedida aos agricultores que cultivam vinha (género Vitis) para compensar parte dos custos de aquisição de produtos fitofarmacêuticos. O objetivo é utilizar os produtos para controlar e limitar a propagação de pragas, de acordo com o Programa. São apoiados até 100% dos custos dos agricultores que cultivam vinhas para a compra de produtos fitofarmacêuticos – até 600 BGN/ha, incluindo IVA.

O orçamento de ajuda para 2024 é de até 5.000.000 BGN.

O programa está disponível no site da BABH, e o texto completo pode ser encontrado aqui.

Foi desenvolvido um programa nacional de medidas de controlo de pragas nas vinhas

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *