Maneiras de proteger as plantas da seca




Foto: sinor.bg

A deficiência de umidade do solo é um problema sério para as plantas e, se não houver irrigação por gotejamento, é difícil fornecer a umidade necessária, principalmente em períodos de seca. É por isso que os especialistas aconselham antecipadamente acostumar as plantas a regas pouco frequentes, mas intensivas.

As hortaliças têm grande necessidade de água, mas devem ser regadas conforme necessário. A rega muito frequente permite que as plantas obtenham facilmente a umidade do solo, tornando-as intolerantes à seca. Isso ocorre porque na presença de rega constante durante a estação de crescimento, as plantas desenvolvem um sistema radicular fraco na camada superficial do solo que tem estado constantemente úmida. Quando ocorre a seca, a umidade atinge uma profundidade maior e as plantas não conseguem lidar com sua extração.

Como aumentar a resistência das plantas à seca?

Descobriu-se que a adição de ácido acético à água de irrigação aumenta a tolerância à seca de algumas culturas, reduzindo o estresse.

250-300 mililitros de ml são adicionados a 10 litros de águavinagre e 40-50 ml de álcool (para saciar a acidez). As plantas são regadas em solo previamente umedecido na proporção de 0,5 litro de solução por planta (tomate, pimentão, pepino, beterraba para salada, etc.) no período anterior ou durante a seca. Desta forma, as plantas podem sobreviver facilmente a longos períodos de seca sem stress, perda de rendimento ou outros efeitos negativos.

Outra maneira de sobreviver no calor é o método de rega reversa. Precisaremos de uma capa de polietileno preta para isso. Este método é adequado para árvores frutíferas jovens, no plantio de pepino, tomate, abobrinha e outras culturas, bem como para solos arenosos que não retém água.

É necessário fixar o filme plástico na superfície do solo. A umidade após o aquecimento durante o dia irá evaporar e se acumular na forma de vapor d’água sob o filme e, quando a temperatura cair, irá condensar e retornar para a camada superior do solo, onde está localizado o sistema radicular. Dessa forma, a umidade adicional é extraída das camadas mais profundas do solo, retornando às camadas superiores e caindo diretamente nas raízes das plantas.

Isto corresponde aos princípios da irrigação, quando a principal absorção de umidade ocorre nos períodos vespertino e noturno. Os tecidos vegetais saturados de umidade durante o dia podem evaporá-la facilmente, proporcionando tanto um fluxo de nutrientes para as folhas e frutos quanto o resfriamento das plantas. À noite, o sistema radicular ficará novamente saturado de umidade.

Quando chove, embora o solo esteja coberto com papel alumínio, haverá umidade suficiente nele. No volume do solo, ele se move tanto na horizontal quanto na vertical e atinge definitivamente as raízes das plantas. Além disso, sob a cobertura são criadas condições favoráveis ​​​​para a vida dos micro e macroorganismos do solo (minhocas).

Outra maneira fácil de armazenar a umidade no solo por mais tempo é cobertura morta com aparas de grama, que não contém sementes ou outras plantas. Isso atrai mais minhocas, enriquece-o com nutrientes, melhora a estrutura e, mas pode servir de abrigo para nudibrânquios e caracóis sem casca.

Afrouxar a camada superficial após regar e encher com composto também reduz a evaporação da água.

Maneiras de proteger as plantas da seca

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *