Visite a exposição “Notas sobre Orquídeas Búlgaras”




Centro de imprensa fotográfico do BAS

A exposição “Notas sobre Orquídeas Búlgaras” foi inaugurada no Museu Nacional de Ciências Naturais da Academia de Ciências da Bulgária (NPM) e foi apresentado o livro “Orquídeas na Bulgária”. A exposição poderá ser visitada na sala “Botânica” do museu até ao final do ano, anunciou o BAS.

O livro é uma edição fototípica única de um manuscrito com notas botânicas e desenhos de Lyuben Domozetski. Hoje, quando existem muitas oportunidades para documentar observações e verbalizar conhecimentos, o autor do manuscrito recorre a este modelo arcaico para nos apresentar um tema excitante e interessante – as orquídeas selvagens na Bulgária. Seguindo pesquisas atualizadas sobre o assunto e com base em publicações e bancos de dados confiáveis, o crítico de arte, artista e naturalista Luben Domozetski expande seus interesses no campo da botânica, acumulando observações e experiências pessoais e descobrindo novas espécies de orquídeas não relatadas. para o país. Foi no “diário de campo” do seu descobridor que foram apresentados pela primeira vez e o seu primeiro anúncio público ocorreu no âmbito da publicação e do evento organizado no Museu Nacional de História Natural da BAS.

A exposição foi inaugurada oficialmente pelo Prof. Pavel Stoev, diretor do NPM – BAS e pela Assoc. Ina Aneva, secretária científica do Departamento de Biodiversidade, Biorrecursos e Ecologia da BAS. O professor Pavel Stoev compartilhou que estava abrindo uma exposição desse tipo pela primeira vez. A professora Ina Aneva enfatizou a singularidade e intimidade do manuscrito, no qual o autor compartilhou a luz de sua alma – é preciso muito talento para desenhar todos os tipos de orquídeas com essa precisão aliada a uma ternura transbordante de amor. Ela acrescentou que além de ser uma verdadeira obra de arte, o livro apresentado contém novas informações sobre muitas das espécies, incluindo o estabelecimento de novas espécies para a flora da Bulgária. A professora associada Antoineta Petrova, do Jardim Botânico da Academia de Ciências da Bulgária, observou que é uma conquista extraordinária que este livro tenha aparecido em um período de tempo tão curto, depois que Luben Domozetski começou a mostrar um interesse mais profundo pelas orquídeas. Os três cientistas partilharam a sua convicção de que este manuscrito será a base para gerações de futuros investigadores de orquídeas búlgaras e despertará um interesse ainda maior numa das famílias mais ricas em espécies.

Lyuben Domozetski apresentou ao Herbário do NPM – BAS um exemplar da espécie Gymnadenia rubra, por ele estabelecido pela primeira vez no nosso país, em Rila e especialmente recolhido e preparado para a coleção do museu.

Visite a exposição

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *