Um passeio virtual pela Pequena Montanha Sagrada de Sofia

O complexo de mosteiros surgiu durante o Segundo Reino Búlgaro e é um centro espiritual e cultural da região

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a partir das 18h30, na Sala de Conferências n.º 1, sob as cúpulas do Antigo Complexo Cultural e de Comunicação “Serdika” (“Largoto”), realiza-se uma visita virtual aos mosteiros, integrados no complexo da Pequena Igreja de Sofia. Montanha Sagrada, será apresentada. No evento também serão apresentados três pequenos documentários, a equipe do projeto falará sobre o projeto.

Mais de 40 mosteiros em Sófia e arredores constituem o chamado chamado “Sofia” ou “Montanha Sagrada Média”. O complexo de mosteiros surgiu durante o Segundo Reino Búlgaro e é um centro espiritual e cultural da região. Ao longo dos anos, os mosteiros sagrados tiveram um destino difícil – queimados e destruídos, foram reconstruídos várias vezes. Aqueles que sobreviveram até hoje guardam valiosas pinturas murais, elementos arquitetônicos e a memória do desenvolvimento espiritual e cultural dos búlgaros.

A caminhada virtual leva você a três dos mosteiros usando óculos de realidade virtual. Os espectadores terão um vislumbre dos mosteiros Kuril, Kremikov e Lozen. Pequenos documentários apresentam a história dos santos mosteiros. Os jovens cantores (saltistas) do coro “São Rei David” também contribuem para a experiência plena, que completam o ambiente com cantos ortodoxos orientais. O coro é liderado por Ioan-Peter Pavlov e Ivan Alexandrov e é dedicado ao profeta do Antigo Testamento, São Pedro. Rei Davi. Executa música tradicional da igreja ortodoxa oriental com o objetivo de preservar e difundir esta antiga tradição da igreja.

O projeto é realizado pela Fundação “Inovações Culturais” com o apoio do Município Metropolitano, em parceria com a Santa Metrópole de Sofia e com o apoio da TV “Diocese Voice”, Faculdade Teológica da SU “St. Kliment Ohridski”, Seminário Teológico de Sófia “São João Rila” e Museu de História Regional – Sófia.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *