As conclusões e seminários do II Congresso de Transumância e Caminhos Pecuários da Catalunha, que se realizou em outubro de 2022, já estão disponíveis para consulta gratuita na web. O Congresso teve lugar em Pont de Suert, Amposta e Igualada, organizado pela Instituto para o Desenvolvimento e Promoção dos Altos Pirenéus e Aran (IDAPA), a Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha (ARCA), a Escola de Pastores e Pastores da Catalunha e a Universidade de Lleida.
O objectivo da conferência foi reivindicar a importância da transumância e das rotas pecuárias, tanto para o sector da pecuária extensiva como para a população como um todo. Assim, quisemos dar mais visibilidade aos desafios da pecuária extensiva, incorporando a perspectiva de género e o impacto do contexto de crise climática e energética.
Durante a celebração do congresso puderam ser ouvidas apresentações e comunicações relacionadas aos três eixos temáticos:
• Decifrando a pecuária extensiva: desafios e estratégias futuras.
• Transumância: atividade ancestral e ferramenta de desenvolvimento territorial.
• Transumância para preservar e habitar territórios rurais.
Todo o material já está coletado no site www.transhumancia.com, onde você também pode baixar a publicação do congresso. Aqui poderá encontrar os textos finais das apresentações e comunicações apresentadas durante a conferência, bem como os contributos dos três seminários de especialistas sobre a diferenciação para a comercialização de produtos pecuários extensivos, a troca de conhecimentos entre os agentes de investigação e o sector pecuário, e sobre a classificação das estradas pecuárias.
As principais conclusões do II Congresso de Transumância e Caminhos do Gado giram em torno da diferenciação da pecuária extensiva como um sector específico, da organização do sector extensivo para estabelecer um diálogo claro com a administração, exigem a implementação do Plano Estratégico da Pecuária Extensiva e o estabelecimento de um plano de acção para a classificação das estradas pecuárias e sua priorização.
Com esta publicação encerra-se o II Congresso de Transumância e Caminhos Pecuários da Catalunha.
Conclusões do Congresso
Durante as três sessões do II Congresso sobre transumância e rotas pecuárias na Catalunha e os 3 seminários paralelos realizados sobre a diferenciação da pecuária extensiva, a ligação entre a investigação e o sector pecuário extensivo e sobre a classificação dos caminhos do gado, o as seguintes ideias foram destacadas:
• Celebrar a existência do Plano Estratégico da Pecuária Extensiva da Catalunha e ao mesmo tempo monitorizá-lo para garantir a sua implementação.
• Promover a organização do sector da pecuária extensiva para construir um interlocutor claramente identificado que defenda os seus interesses.
• Definir urgentemente uma estratégia de comercialização adaptada a cada subproduto da pecuária extensiva que garanta a sobrevivência das explorações.
• Estabelecer critérios e prioridades para estimular a manutenção, valorização e patrimonialização das estradas pecuárias na Catalunha.
• Promover activamente a recuperação da transumância na Catalunha pelos seus benefícios agro-ambientais.
• Precisamos trabalhar para ter uma lei catalã sobre estradas pecuárias que tenha uma relação estreita com o PEREC.
• É necessário um plano de acção para a classificação das estradas pecuárias e a sua priorização.
notícias
Fonte: Estradas de Transumância e Pecuária na Catalunha