Colher cebolas é uma tarefa responsável se pretendemos manter a colheita até a primavera. Teoricamente, as cebolas armazenadas podem ser bem conservadas se as condições durante a estação forem óptimas – sem fortes oscilações de temperatura e humidade, mantivemos os bolbos saudáveis durante a colheita e depois fornecemos as condições de armazenamento necessárias.
Infelizmente, o tempo muda rapidamente e é sempre possível decepcionar-nos, pequenos erros de preparação e secagem ou presença de agentes patogénicos, o que acaba por se transformar em problemas.
Por que as cebolas apodrecem?
A podridão do armazenamento da cebola é causada por uma variedade de fungos e bactérias prejudiciais que são comuns no solo e afetam uma variedade de plantas hospedeiras. Tornam-se um problema grave quando as cebolas são cultivadas em monocultura ou numa curta rotação de culturas, são plantadas com densidade excessiva, permanecem no solo durante muito tempo ou não são devidamente secas antes de entrarem na área de armazenamento.
Os verões quentes e úmidos costumam ser prenúncios de podridão. Períodos prolongados de umidade (4-6 semanas) antes da colheita também promovem o apodrecimento durante o armazenamento.
Manuseio descuidado que danifica os bulbos durante a colheita e triagem, alta temperatura e umidade no local de armazenamento – tudo isso leva a danos e perda da colheita. Como não existem fungicidas seguros para tratar cebolas após a colheita, neste caso a prevenção é o melhor tratamento.
Medidas preventivas contra o apodrecimento da cebola durante o armazenamento
Para minimizar o apodrecimento das cebolas durante o armazenamento, é importante o seguinte:
– cumprimento das regras de rotação de culturas;
– manuseio cuidadoso durante a colheita e classificação dos bulbos para evitar ferimentos e danos que possam levar à introdução de patógenos;
– secagem com viragem frequente após a colheita, que deve durar pelo menos duas semanas, e reclassificação nesta fase;
– após a colheita, os bolbos devem estar permanentemente secos;
– manutenção de boa ventilação e parâmetros recomendados para armazenamento de cebola – temperatura de 0 a +4 graus Celsius e umidade de 60-70%;
– armazenamento no escuro, pois a luz pode provocar germinação, decomposição e deterioração da qualidade;
– revisão e classificação regulares.
Principais doenças durante o armazenamento da cebola
O armazenamento inadequado de cebolas pode causar as seguintes doenças:
1. Podridão bacteriana (também conhecida como podridão mole), que é reconhecida pelo cheiro pungente e desagradável e pelos tecidos aquosos. Na superfície, os bulbos parecem saudáveis, mas quando cortados é visível o escurecimento das escamas e a saturação com água.
2. A podridão negra é causada por um fungo, fazendo com que os bulbos amoleçam e as escamas sequem e mumifiquem. Sob as escamas superficiais, é visível uma massa preta pulverulenta semelhante a fuligem – estes são os esporos do fungo.
3. A podridão azul esverdeada é análogo ao preto. Os bulbos doentes têm um cheiro forte e são cobertos por uma camada azul esverdeada que também cobre o pescoço – parece feltro.
4. Podridão de Fusarium é causada por um patógeno fúngico. Os sinais distintivos são uma camada branca e fofa na base ou no colo do bulbo e, às vezes, rosa pálido entre as escamas. Uma cabeça infectada infectará todos os seus vizinhos, mas se for removida a tempo, as outras não serão afetadas.
5. A podridão cinzenta é causado por um patógeno fúngico e afeta o colo dos bulbos. Observa-se mofo cinzento, apodrecimento e amolecimento na região do pescoço, e às vezes formam-se estruturas pretas (escleródios) sob as escamas, que têm diâmetro de até 1,5 cm. durante a estação de crescimento e desenvolve-se 8 a 10 semanas após o início do armazenamento.