Por que as folhas do tomate se enrolam para baixo?




Problemas fisiológicos com folhas de tomate são mais comuns no jardim, especialmente se forem variedades híbridas indeterminadas com crescimento ilimitado. O enrolamento das folhas quase sempre indica condições de cultivo desfavoráveis, mas a aplicação de herbicidas por várias rotas e a murcha de fusarium também podem ser uma causa. É útil ser capaz de distinguir os sintomas fisiológicos das folhas e caules mortos causados ​​por doenças ou herbicidas.

Causas do enrolamento das folhas de tomate

O estresse ambiental extremo pode afetar os tomates plantados em estufa ou ao ar livre. Isso pode acontecer imediatamente após o plantio em local permanente, mas também posteriormente.

O enrolamento das folhas é muitas vezes um sinal de deficiência de certos nutrientes, geralmente precedido de amarelecimento – clorose, seguido de deformação e “informações” adicionais dos tomates. Por exemplo, as folhas enrolam-se para baixo e a parte inferior e os caules ficam roxos com deficiência de fósforo. Isso é muito comum no transplante de tomates e se deve à deficiência de fósforo combinada com o estresse da movimentação. As plantas geralmente se recuperam quando o sistema radicular começa a funcionar normalmente, mas também podem ser alimentadas com fósforo foliar logo no início.

Ao ar livre, durante chuvas frequentes ou em condições de estufa com rega excessiva, as folhas do tomate enrolam-se para baixo como uma resposta protetora contra o apodrecimento das raízes. Em condições de umidade excessiva, as plantas bloqueiam a absorção do excesso de umidade, e isso se manifesta pelo enrolamento das folhas como sinal. Eventualmente, se continuarmos a regar em excesso, as raízes apodrecerão e as plantas morrerão. O alagamento também é um fator de risco para a murcha de Fusarium.

O enrolamento das folhas ocorre quando os tomates param de absorver água até que seja seguro fazê-lo novamente. O melhor que podemos fazer nesta situação é parar de regar a estufa até que o solo seque e ao ar livre temos que tomar medidas preventivas. Podem ser abrigos temporários para plantas, soltando o solo, cobrindo com composto, que retiramos após absorver o excesso de umidade.

No calor do verão, as folhas enrolam em temperaturas próximas e acima de 32 graus Celsius devido ao superaquecimento solar. Isso requer sombrear as plantas e regar sem molhar as folhas.

Causas da doença do enrolamento das folhas do tomate

No final da temporada pode surgir uma das doenças perigosas, que se expressa no enrolamento e murchamento das folhas e caules com alguma recuperação à noite. É chamado murcha de fusarium e é causada pelo fungo Fusarium oxsysporum. As folhas inferiores ficam amarelas e enrolam-se para baixo, às vezes para um lado da planta ou galho, e depois murcham.

Se o caule infectado for raspado ou cortado longitudinalmente, veremos o escurecimento do tecido condutor que fica próximo à bainha (epiderme), enquanto o núcleo permanece saudável. O entupimento dos vasos por onde as plantas transportam nutrientes e água provoca o murchamento e o amarelecimento das folhas.

Murcha de Verticillium avança mais lentamente e os sintomas nas plantas são mais uniformes. A murcha bacteriana do tomate é causada por bactérias patogênicas e é uma doença descendente – os sintomas começam no topo das plantas.

Todas estas doenças da murcha são transmitidas pelo solo e podem persistir no solo durante muitos anos, mesmo quando não são cultivadas plantas hospedeiras. Eles são introduzidos através de mudas ou solo infectados e não se espalham de planta para planta, mas cada um é infectado individualmente quando o patógeno entra no sistema radicular. Por este motivo, as plantas infectadas devem ser arrancadas e descartadas.

Tomates não toleram herbicidas

As folhas do tomate afetadas pelos herbicidas enrolam-se para baixo e todas as outras plantas localizadas próximas ao local de introdução das preparações apresentam manifestações semelhantes.

Resíduos de herbicidas podem ser encontrados não apenas na pulverização próxima ao tomate, mas também na utilização de solo tratado contra ervas daninhas, esterco, se os animais foram alimentados com feno ou grama tratada com aminopiralide ou clopiralide. São ingredientes ativos em produtos para controle de ervas daninhas e seu efeito afeta negativamente o desenvolvimento do tomate. Os resíduos destas preparações agrícolas permanecem no feno, no estrume e no composto durante meses.

Por que as folhas do tomate se enrolam para baixo?

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *