Todo produtor de batata sabe o que é o besouro da batata do Colorado e os sérios danos que ele pode causar. Hoje, eles enfrentam um perigo ainda maior – a traça da batata.
A traça da batata (Phthorimaea operculella Zeller) é uma praga tropical extremamente perigosa que danifica não só a batata, mas também outras culturas da família da batata – tomate, berinjela, pimenta, tabaco e também se alimenta de ervas daninhas.
A traça da batata danifica as plantas do terreno e, no inverno, continua sua atividade destrutiva nas áreas de armazenamento. Como resultado, os tubérculos danificados não podem ser usados como sementes e, às vezes, até mesmo como alimento. Se não tomarmos medidas preventivas, podemos perder toda a colheita não na horta, mas na arrecadação, num local aparentemente “seguro”.
Especialistas aconselham o uso de inseticida (Koragen 20 SK, Meteor – inseticida de amplo espectro ou outro adequado), que pode resolver o problema com algumas pulverizações, mas isso deve ser feito a tempo. É importante ressaltar que é bom alternar as preparações com as quais o spray é aplicado, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante.
As mariposas são muito difíceis de detectar, o que os torna ainda mais perigosos. Portanto, é muito útil tratar tubérculos de sementes com inseticidas de amplo espectro. Isto protegerá tanto os tubérculos como as partes aéreas durante quase todo o período vegetativo, o que significa que a praga não terá hipótese de atacar as plantações.
Especialistas observam que a infecção pela traça da batata ocorre principalmente no campomas o principal dano ocorre durante o armazenamento. A praga come os olhos e penetra na polpa, a casca fica enrugada e os excrementos emaranhados em teias de aranha se acumulam nas passagens. Isso torna os tubérculos praticamente inutilizáveis.
A mariposa morre se a temperatura estiver abaixo de +6 graus Celsius, mas em temperaturas mais altas ele se multiplica muito rapidamente e na primavera os tubérculos estarão completamente polvilhados.
O que devemos fazer?
A traça da batata é uma praga extremamente perigosa que pode desenvolver até oito gerações por ano – dependendo das condições. Primeiro, extrai as folhas e a larva se alimenta do parênquima entre a epiderme inferior e superior. Depois que as folhas secam, a larva da mariposa da batata mina o caule em direção aos tubérculos. Os danos causados pela traça do tomate Tuta absoluta e pela traça da batata são quase indistinguíveis, porque ambas partem das folhas, extraindo-as.
É afetado com sucesso pela preparação biológica Neem Azal T/C. Quando as partes aéreas são tratadas, imediatamente após a picada a larva absorve a substância ativa e interrompe o seu desenvolvimento.
Para insetos adultos eles são usados com grande sucesso armadilhas de feromônios – para previsão e desenvolvimento de gerações individuais.
Os preparados biológicos são inofensivos para o homem, mas têm efeito ativo apenas por alguns dias, o que significa que o estado das batatas deve ser monitorado regularmente e, se necessário, processado novamente.