Os primeiros espaços de trabalho do Life eCOadapt50, os laboratórios vivos, reúnem mais de 400 participantes

O projeto europeu Life eCOadapt50, adaptação às alterações climáticas, começou com a criação de laboratórios vivos, espaços de trabalho e participação que envolvem administrações públicas, setores económicos, entidades e cidadãos para definir as estratégias e ações a seguir para aumentar a resiliência local. Os encontros, que aconteceram entre os dias 28 de setembro e 30 de novembro, contaram com 415 participantes.

O projeto europeu Life eCOadapt50, adaptação às alterações climáticas, começou com o criação de laboratórios vivos, espaços de trabalho e participação que envolvam administrações públicas, setores económicos, entidades e cidadãos para definir as estratégias e ações a seguir para aumentar a resiliência local. Os encontros, que aconteceram entre 28 de setembro e 30 de novembro, contaram com 415 participantes.

Nestes dois meses Foram criados 16 laboratórios vivos, que integram 18 territórios do projeto europeu: 10 espaços naturais da Rede de Parques Naturais do Conselho Provincial de Barcelona (três deles unificados no mesmo laboratório vivo), Grupo de Ação Local Pesquer Costa Brava, Associació Leader Ponent, Associação para o Desenvolvimento Rural Integral da Área Nord-Oriental de Catalunha, Líder do Consórcio Pirineu Ocidental, Conselho Regional de Alt Penedès, Consórcio para o Desenvolvimento Rural da Catalunha Central, Líder da Associação Ripollès-Ges-Bisaura e Líder do Consórcio para o Desenvolvimento Rural do Campo.

Durante as sessões de trabalho, os participantes destacaram a necessidade de agir o mais rapidamente possível para implementar ações de adaptação às alterações climáticas nos territórios. A partir do estabelecimento destas áreas de governação e participação territorial, os agentes podem começar a propor ações locais. As propostas serão discutidas nas próximas reuniões dos laboratórios vivos. São três por ano.

O Life eCOadapt50 responde aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e número 13 “Ação Climática”. Os 17 ODS foram proclamados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de setembro de 2015 e fazem parte da agenda global para 2030.

FONTE: Projeto Life eCOadapt50

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *