A reunião deste mês de novembro contou com a presença de 20 membros de diferentes oficinas partilhadas, que enfatizaram a necessidade de dar mais visibilidade a estas iniciativas em atos e eventos de maior destaque nacional
A Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha (ARCA) organizou neste mês de novembro um novo encontro de trabalhadores agroalimentares partilhados da Catalunha em Artéspara criar sinergias entre as diferentes entidades. Essas reuniões são consolidadas como uma espaço comum de aprendizagem, partilhando dificuldades e dúvidas, gerando cumplicidades e oportunidades para o futuro. O evento contou com cerca de 20 participantes, entre os quais representantes de 16 oficinas agroalimentares partilhadas de todo o território e gestores da ARCA.
Este foi o segundo encontro anual promovido pela associação para a criação de uma rede. Além disso, ao longo do ano, a ARCA oferece apoio, ferramentas e recursos entre as oficinas distribuídas por todo o território catalão para garantir a sua continuidade. Desde 2007, foram criadas 17 oficinas partilhadas na Catalunha e atualmente há 9 em processo de criação, um fenómeno em expansão que representa um sistema agroalimentar local, autossuficiente e de qualidade.
Na sessão de hoje, houve um debate sobre a Ajuda à promoção da transformação do sistema agroalimentar e pesqueiro catalãocriado no âmbito de Plano Estratégico Alimentar da Catalunha (PEAC) pelo Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação. Estes subsídios, dos quais podem contar as oficinas partilhadas, visam melhorar a Sistema alimentar catalão em termos de sustentabilidade ambiental, social e económica.
A sessão também incluiu uma balanço das ações realizadas pela ARCA com o objetivo de criar uma rede entre as diferentes oficinas agroalimentares partilhadas ao longo do ano, tais como: formações realizadas neste 2024; visitas a oficinas; canais de comunicação; gestão financeira e consultoria de comunicação, etc. Neste sentido, as ações desenvolvidas têm tido uma avaliação muito positiva, tendo sido dada ênfase à importância de continuar a proporcionar aos trabalhadores uma apoio e aconselhamento no desenvolvimento das suas atividadesespecialmente antes ou durante os primeiros anos de atividade.
A reunião também foi aproveitada para discutir as próximas ações de apoio planejadas pela ARCA. Nesse sentido, tornou-se importante continuar promovendo ações que ofereçam apoio e assistência às oficinas compartilhadas, que sirvam de orientação e ajuda. Essas ações aglutinam treinamentos, dias ou reuniões que tratam de diversos temas úteis para os empreendedores das oficinas.
Além disso, para encerrar a manhã, foi feita uma coleta de propostas e demandas do setor. Um dos mais destacados é o fato de conseguir mais visibilidade em atos e eventos de relevância e projeção no território e no setor agroalimentarpor se tratar de uma iniciativa em franca expansão, que nos permite continuar a contribuir para a criação de um sistema agroalimentar baseado na proximidade, na qualidade alimentar e na soberania alimentar.
O evento incluiu uma visita Creche Celleristes d’Artés por todos os participantes, que foi criado em 2023. É um dos últimos projetos promovidos desde o Adega Cooperativa Artésum cooperativa agrícola com quase 120 anos de história. Então este berçário é um oportunidade para os viticultores que não têm adega e para os viticultores que estão apenas começando no mundo do vinho.
Durante a vindima 2023-2024, o teste piloto foi realizado com dois projetos e quatro vinificações. Agora, após o sucesso do teste, foi feita uma ampliação da sua capacidade com quatro projetos e oito vinificações. Neste contexto, os empresários têm à sua disposição a instalações da cooperativatoda a maquinaria necessária para fazer o vinho e a ajuda de um enólogo para controlar todo o seu projeto. Um caso inspirador e modelo, que encerrou o dia de hoje, e onde os membros das diferentes oficinas agroalimentares partilhadas puderam apresentar as suas impressões para continuarem a melhorar nos seus respetivos projetos.
As oficinas agroalimentares partilhadas
O oficinas agroalimentares compartilhadas são espaços do empreendedorismo do agronegócio ao serviço de diferentes operadores que partilham as mesmas instalações. O objetivo é facilitar a testes e o início da atividade de processamento de alimentos evitando um alto investimento inicial, reduzir o desperdício de comidafacilitar a produção de produtos com valor agregado, criar redes entre diferentes atores do cadeia alimentar e oferecer novas oportunidades de emprego nas zonas ruraisentre outros, sendo um espaço para inovação social e econômica.