Depois de realizar duas reuniões de coordenação, em Bruxelas no ano passado e em Berlim nesta primavera, os parceiros do projeto reuniram pela primeira vez diferentes agentes ligados a espaços de teste agrícolas, ajuda geracional e políticas alimentares em Gaillac (Toulouse).
A reunião foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2023 em Gaillac (Toulouse), onde a RENETA – a rede nacional francesa de locais de teste agrícolas atuou como parceira anfitriã. Os outros parceiros do projeto Erasmus+ presentes foram Agronauten (Alemanha), GAL Pays des Condruses (Bélgica), Cooperativa CSA Oma Maa (Finlândia), Landworkers Alliance (Reino Unido), ARCA – a rede do grupo Leader da Catalunha e a RETA – a Rede de Espaços de Prova Agrária (Espanha).
Um total de 40 pessoas, representando 6 países, eles vão trabalhar em conjunto em torno de uma abordagem coletiva ao conceito de ‘incubadoras agrícolas’, baseada na aquisição de conhecimento de cada realidade local e na capacidade de oferecer propostas de adaptaçãoalém de visitar e compartilhar experiências concretas de França, Bélgica, Reino Unido e Espanha, países que possuem espaços de testes agrícolas já em funcionamento.
Os participantes chegaram na terça-feira, 24 de outubro, à tarde e aproveitaram para fazer uma evento de boas-vindas onde cada país poderá apresentar brevemente o trabalho que está desenvolvendo no seu território para o resto do grupo.
Quarta-feira, dia 25, começou com uma sessão plenária onde França, Bélgica, Reino Unido e Espanha explicaram o desenvolvimento de espaços de testes agrícolas nos seus respectivos países. Então um visita de campo a espaços efêmeros de testes agrícolas dedicada à produção de leite de vaca, produção de culturas e massas e vinha. À tarde ele sai visite o espaço permanente de testes agrícolas ‘Essor Maraicher’ e conheça os agricultores ‘testes’ e todas as infraestruturas e maquinaria para desenvolver a sua atividade. Para terminar o dia, os participantes partilharam a sua realidade local numa dinâmica de pequenos grupos, para definirem conjuntamente os próximos passos em cada país e a nível europeu.
Na quinta-feira, dia 26, foi feito um última sessão plenária com a participação de entidades locais como a Câmara Municipal de Gaillac, a escola agrícola MFR, a Câmara dos Agricultores ou o projecto PAT (Projecto Territorial Agro-Alimentar), visualizar o potencial dos espaços de teste agrícola nas estratégias agrícolas e alimentares locais.
Uma das conclusões da reunião foi a necessidade de continuar a trabalhar para estabelecer uma rede europeia de áreas de ensaio agrícolacomo espaço de troca, e o geração de recursos e conhecimento envolver novos países, bem como reivindicam a necessidade de novos modelos agrícolas que contribuam para o alívio geracional na Europa.
A RETA valoriza muito positivamente o projeto Erasmus+ e a colaboração com todas as entidades presentes no encontro. É fundamental poder partilhar experiências entre os países europeus que ajudem a desenvolver ‘incubadoras agrícolas’ de uma forma mais sólida e adequada aos desafios colocados pelo sector agrícola.
INFORMAÇÕES: RETA – Red de Espacios Test Agrarios