O mundo rural e marítimo fortalece-se com a redefinição da Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha, que inicia uma nova etapa

ARCA, Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha, inicia uma nova etapa neste mês de junho, incorporando na organização todos os Grupos de Ação Local de Pesca (GALP) da Catalunha.

Terça-feira, 4 de junho de 2024ARCA, oAssociação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunhaestreia um novo roteiro neste mês de junho, juntando-se a todos os Grupos Locais de Ação Pesqueira (GALP) da Catalunha dentro da entidade. Assim, a rede regional de desenvolvimento rural da Catalunha que até hoje apoiou principalmente a Grupos de Ação Local Catalães (GAL).agora também se concentra totalmente no mundo marítimo.

Esta integração materializa a firme vontade da entidade de continuar unir o território revitalizando o mundo rural e marítimoconcentrando-se num setor mais amplo e expandindo as suas funções. A entidade, de âmbito nacional, trabalha há mais de um ano na reformulação dos seus objetivos, com o objetivo de incorporar o aspecto marítimo e a economia azul em sua atividade.

Esta nova era representa uma mudança de paradigma onde os dois setores unem ainda mais forças e caminharão de mãos dadas sob o mesmo guarda-chuva, seguindo um estratégia unitária. Assim, a organização reformula a sua missão e foca, a partir de agora, para energizar o mundo rural e marítimo tornando mais fácil para as pessoas que ali vivem e trabalham ter uma melhor qualidade de vida e novas oportunidades.

Esta integração suscitou a necessidade de alterar a nomenclatura da associação, que anteriormente se chamava Associació d’Iniciatives Rurales de Catalunya, com o objectivo de garantir a inclusão de todos os sectores, mudando a sua denominação para Associació d’Iniciatives Rurales and Maritimes of Catalunya . Esta mudança é acompanhada por uma redesenho do logotipo e uma nova marcaque permite a coexistência entre os mundos rural e marítimo.

Nesta nova mudança de estágio, passa a incorporar a totalidade dos grupos de acção local da pesca: GALP Costa Brava, GALP Mar Ebro, GALP Costa Brava Sul-Maresme, GALP Litoral Central eu GALP Costa Dourada. Estes últimos são 3 grupos recém-criados, constituídos entre 2022 e 2023, que permitirão implementar a Estratégia Marítima da Catalunha a 100% do território pesqueiro, uma vez que as GALP selecionadas abrangem praticamente todos os municípios pesqueiros de Norte a Sul da Catalunha.

O sindicato facilitará um maior interlocução com administrações locais, nacionais e internacionais; dirigirá um economia de escala e garantirá segurança jurídica antes da norma; impulsionará sinergias e cooperação conjunta; e será definido como um poder de negociação, oportunidade e massa crítica para projetos.


A abordagem LEADER potencia a união de grupos

A ARCA implementa uma forma de trabalhar baseada na Metodologia líderque prossegue o desenvolvimento integral das zonas rurais e marítimas com a participação e o consenso de todos seus atores locais. É uma política da União Europeia, que se centra na a abordagem de baixo para cimaou seja, são os mesmos agentes e entidades locais que participam na tomada de decisões sobre a estratégia, na seleção de prioridades, na posterior avaliação dos projetos, no balanço dos resultados e na proposta de novas ações.

O os grupos são constituídos por representantes dos setores rural e agrícola, e das pescas, da aquicultura e da economia azul, respetivamente, através de associações de produtores, confrarias de pescadores, setor privado e administrações públicas locais, bem como outros organismos como universidades ou centros de investigação. Todos trabalham juntos desde o cooperação.


A GALP e a Agenda Marítima da Catalunha

No âmbito de desenvolvimento local participativo do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA 2021 – 2027), e com o apoio da Generalitat, a GALP consolida-se e é neste contexto que são selecionados os 5 grupos GALP (3 recém-criados). Esta mudança deve servir de catalisador para a transformação que o setor da economia azul necessita. As GALP pretendem desenhar e desenvolver estratégias de gestão da ajuda europeia no território, de baixo para cima, centrando as suas ações prioridades definidas pelo próprio territórioatravés de vários eixos estratégicos de trabalho, e implementando a Estratégia Marítima da Catalunha no território.

O criação de empregos e a promoção da participação de profissionais femininas no setor pesqueiro; a atração de novas gerações e alívio geracionalatravés do interesse do público jovem; a promoção da inovação em todas as fases do cadeia de produção e fornecimento dos produtos pesca e aquicultura; o diversificação de atividade pesca; o impulso de a economia azula proteção de ambiente e o sustentabilidade; ou a criação de novos modelos de participação, cooperação e governaçãoatravés do reforço das comunidades piscatórias, são alguns dos elos de trabalho da GALP.


A Agenda Rural da Catalunha, um dos pilares da ARCA

Para além da inclusão dos grupos GALP como evento de destaque deste 2024, o plano de trabalho da ARCA contempla também o desenvolvimento de a Agenda Rural da Catalunhaum elemento-chave que servirá para planejar o políticas de equilíbrio e coesão territorial do país. É uma ferramenta de trabalho que contempla 7 grandes desafios do mundo rural: pessoas, bem-estar e desafio demográfico; transição ecológica; território conectado; sistema agroalimentar; manejo florestal; inovação e revitalização social e económica; e, governança.

As ações para lidar com estes desafios devem ser implementadas e realizadas por diferentes departamentos da Generalitat. Uma comissão motora, constituída por agentes sociais e económicos representativos do mundo rural e da qual a ARCA faz parte muito activa, é responsável pelo acompanhamento das acções implementadas e do cumprimento dos objectivos definidos.

Sobre a Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha

ARCA é a rede regional para o desenvolvimento rural e marítimo da Catalunha que apoia e representa os 11 Grupos de Ação Local (GAL) e os 5 Grupos de Ação Local da Pesca (GALP). A entidade, em colaboração com o Departamento de Ação Climática, Agenda Alimentar e Rural, tem a missão de revitalizar o mundo rural e marítimo, facilitando às pessoas que aí vivem e trabalham uma melhor qualidade de vida e novas oportunidades.

Promove e participa em projetos inovadores, seguindo a metodologia de trabalho LEADER, que visa o desenvolvimento integral dos espaços rurais e marítimos com a participação e consenso dos atores locais. Através do networking e da cooperação, capitalizam a tomada de decisões, fornecendo soluções e ações transversais e integradas no território. Além disso, a ARCA atua para ter representatividade e presença em estados nacionais, europeus e internacionais.

Uma das principais áreas de trabalho da ARCA é a Agenda Rural Catalã, uma ferramenta transformadora ao serviço dos cidadãos, para promover um mundo rural mais justo, sustentável e ético, e com a incorporação do 5 GALP, cooperará para dinamizar a implantação territorial da Agenda Marítima da Catalunha. Através da implementação de uma série de políticas e ações para lidar com os principais desafios do setor, a ferramenta deve garantir o desenvolvimento territorial, económico e social dos próximos anos.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *