O Instituto Agrícola Dobrudja realizou treinamentos de demonstração para feijão e girassol




Durante os últimos meses de Junho e Julho, o Instituto Agrícola de Dobrudzhan realizou mais três das formações de demonstração planeadas para agricultores no âmbito do projecto “Boas práticas agrícolas na produção de cereais, leguminosas e girassóis num ambiente climático de risco”, realizado no âmbito do enquadramento do Programa para o Desenvolvimento das Zonas Rurais. As três manifestações abrangem as culturas particularmente importantes para a região de Dobruja, feijão e girassol, bem como o cultivo biológico de trigo, espelta, soja e feijão, informou o centro de imprensa da instituição.

Apesar do calor extremo do Verão, as manifestações suscitaram um interesse considerável por parte dos agricultores.

A primeira formação demonstrativa ocorreu no dia 11.06.2024 e incidiu sobre o tema Gestão e utilização de pesticidas e análises de agroquímicos na produção agrícola orgânica e convencional. O assistente-chefe Zornitsa Petrova, chefe do departamento “Agrotécnica”, apresentou o cultivo comparativo de feijão, trigo e sorgo de duas formas – convencional e biológica.

Instituto Dobruja

Após a demonstração polaca, a formação foi transferida para o Complexo Laboratorial do Instituto em Dobrich, onde a química especialista Genoveva Bankova e a sua equipa de laboratórios demonstraram vários métodos de análise de solo e culturas agrícolas, aos quais os participantes aderiram com marcado desejo e interesse.

No dia seguinte, 12.06.2024, realizou-se uma demonstração dedicada à produção de cereais e leguminosas em condições de stress biótico e abiótico. No centro das atenções esteve o orador principal Professor Ivan Kiryakov, um dos principais fitopatologistas do feijão na Bulgária, que apresentou a selecção de feijão do instituto e as principais doenças desta cultura, encantando os participantes da demonstração com o seu estilo único de apresentação .

A formação decorreu com enorme interesse e empenho por parte dos participantes, que dificilmente foram interrompidos mesmo pela chuva da tarde.

A terceira demonstração sobre o tema Capacidades produtivas e resistência a fatores bióticos e abióticos de híbridos de girassol convencionais e resistentes a herbicidas foi apresentada pela equipe do departamento “Seleção de Girassol” do DZI, liderada pelo Professor Associado Galin Georgiev. Pode-se dizer que passou com o maior interesse por parte dos agricultores não só da nossa região, mas também de outras partes da Bulgária devido ao papel fundamental desta cultura na agricultura do país. O Professor Associado Galin Georgiev, juntamente com o Assistente Principal Georgi Georgiev, apresentaram esquemas básicos de hibridização de girassol, envolvendo os formandos numa avaliação polaca improvisada de híbridos actualmente criados.

A professora associada Nina Nenova, autora de um dos híbridos de maior sucesso do instituto nos últimos anos, apresentou a todos os participantes a história da produção de híbridos de girassol, e sua equipe demonstrou claramente a polinização manual em condições reais, na qual os agricultores participaram com grande curiosidade.

Não menos interesse foi causado pela coleção de espécies decorativas e silvestres, apresentada pela Professora Associada Daniela Valkova. Os girassóis silvestres são usados ​​como fonte de genes para resistência a doenças, e isso foi claramente demonstrado aos participantes pela Professora Associada Valkova e pela fitopatologista assistente Maria Petrova.

A próxima demonstração relacionada às análises bioquímicas do girassol está prevista para o final de setembro – início de outubro deste ano.

O Instituto Agrícola Dobrudja realizou treinamentos de demonstração para feijão e girassol

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *