O cálcio bloqueia o desenvolvimento da podridão parda nas batatas




O cálcio desempenha um papel importante no aumento da resistência da batata a diversas doenças. Acredita-se que a calagem pode ter um efeito negativo na suscetibilidade dos tubérculos ao nanismo.

Verificou-se experimentalmente que as necessidades de cálcio da batata e a sua resistência à influência da acidez do solo não coincidem. Estão entre as culturas que não são particularmente sensíveis ao pH e podem crescer numa ampla gama, mas juntamente com a cenoura, a beterraba de mesa e a beterraba sacarina, ao contrário dos cereais, necessitam de quantidades suficientes de cálcio e magnésio.

Os cientistas descobriram recentemente que o cálcio desempenha um papel significativo no aumento da resistência da batata à podridão parda bacteriana, uma doença muito prejudicial às culturas da batata. É causada pela bactéria patogênica Ralstonia solanacearum. A doença também é conhecida como murcha marrom.

Devido à doença, as perdas mundiais ascendem a cerca de 19 mil milhões de dólares. Este grupo de bactérias afeta os vasos das plantas de batata e causa sua morte. A batata tem demonstrado ser a principal e mais importante base alimentar para a ocorrência e propagação da podridão parda bacteriana.

Até recentemente, a relação entre a nutrição mineral e a resistência da batata ao apodrecimento não era suficientemente estudada. Mas os primeiros experimentos e observações nessa direção levaram a resultados e conclusões inesperados.

Foi demonstrado que a suplementação de cálcio melhora os mecanismos de defesa das plantas contra a podridão parda bacteriana. A introdução do cálcio reduz significativamente a taxa de crescimento do patógeno e evita a formação de um biofilme que lhe permite mover-se ao longo dos vasos, causando a doença.

Recomenda-se a aplicação de cálcio em diferentes estágios de desenvolvimento da batata – durante a escavação e escavação, brotação e floração, crescimento e vazamento dos tubérculos. Na deficiência aguda do elemento, as folhas também ficam danificadas. O cálcio aumenta a resistência das plantas a situações estressantes e temperaturas acima de 25 graus Celsius e também pode ser aplicado na alimentação foliar.

O cálcio é um componente chave das paredes celulares, contribui para a construção de uma estrutura celular forte e garante a sua estabilidade.

Durante o cultivo do solo no outono, pode-se aplicar cal, adicionar farinha de dolomita e fertilizantes orgânicos. A correta proporção e equilíbrio dos elementos nutricionais dão os melhores resultados, e o cálcio também afeta a sua absorção pelas plantas, o que é mais um motivo para prestar a merecida atenção a este elemento.

O cálcio bloqueia o desenvolvimento da podridão parda nas batatas

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *