Terça-feira, 31 de outubro de 2023
Um espaço de teste significa que os jovens que queiram ingressar no setor podem testar o seu próprio projeto sem correr riscos financeiros, tendo acesso ao terreno, a todas as instalações e ao rebanho. Com esta ideia, Mercè, proprietária da propriedade “La Casanova”, cedeu as suas instalações para criar um dos primeiros espaços de testes pecuários do Estado.
- A quinta “La Casanova” em Sora nasceu há 20 anos como um centro dedicado à criação de cavalos e evoluiu para uma residência equina.
Desde muito jovem ficou claro que queria me dedicar aos cavalos e viver como agricultor. Em 2002, Casanova iniciou e durante muitos anos dedicou-se à competição e criação de cavalos de corrida. Em 2010, porém, mudamos e focamos em ser residência para cavalos aposentados e fazer trilhas a cavalo pela região, atividades que fazemos até hoje. - Ao longo dos anos o projeto cresceu e se diversificou.
Quando tivemos a possibilidade de ter mais terreno para os cavalos, percebemos que eles sozinhos não conseguiriam cuidar de todo o território como queríamos, até porque era muita floresta e muitos campos que estavam abandonados há muito tempo. Neste momento já planeámos a combinação de cavalos, vacas e cabras para podermos recuperar e manter a floresta. Há 8 anos introduzimos vacas. Depois de aprendermos sobre agricultura regenerativa, escolhemos algumas vacas que eram pequenas e rústicas para entrar bem na floresta (cruzes Angus e Asturianas da montanha) e que se infiltravam bem na gordura e podiam fazer carne 100% pasto. Atualmente vendemos esta carne orgânica e 100% criada a pasto diretamente, sem ração e com engorda natural e respeitosa. - E sempre com o mesmo objetivo, cuidar do meio ambiente.
O bem-estar dos animais e do meio ambiente é sempre a primeira prioridade. Praticamos uma agricultura ecológica regenerativa, sem pesticidas, sem arar e rotacionar a terra e os animais, para conseguir um solo fértil e assim poder capturar CO2 e não o emitir. - Um projecto que foi recentemente galardoado com o “Prémio de Excelência pela inovação na actividade agrícola” do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação.
O facto de receber o Prémio significa dar visibilidade ao projeto, um reconhecimento do trabalho realizado ao longo de muitos anos. - Desde 2019 você trabalha na criação de um espaço de testes de gado em sua fazenda. Neste 2023, finalmente, pôde ser colocado em operação. O que motivou você a tomar essa decisão?
As cabras já estavam contempladas no nosso projeto, quando ouvimos falar do projeto do espaço de teste através da ARCA, pareceu-nos uma boa oportunidade de concluir o projeto cedendo o espaço para que os jovens tivessem a oportunidade de testar o seu projeto - O espaço de testes pecuários da Sora oferece tudo o que é necessário para a realização da atividade pecuária, incluindo o rebanho. Instalações que permitem à pessoa iniciar a atividade sem correr riscos financeiros.
Acho que é uma grande oportunidade para os jovens agricultores terem um espaço de testes. É poder experimentar um projeto próprio sem correr riscos financeiros, ter acesso à terra (muito difícil para quem não vem de família agricultora), a todas as instalações e ao rebanho. Garante que após 3 anos eles tenham clareza sobre o que querem e podem fazer, tendo um conhecimento real muito bom de tudo o que envolve ter uma fazenda. - E não estamos falando apenas de suporte físico.
Além do apoio material, ter todo o apoio de mentores já especialistas em rebanhos, o apoio em trabalhos, acesso a cursos e recursos, acho que é fundamental para o sucesso. Porque quando você começa leva anos para saber como funciona tudo, os papéis, os recursos públicos à sua disposição, como funcionam as administrações… - No seu caso, o testador é Abril Ibáñez, uma jovem estudante do ciclo pecuário, que graças ao espaço de teste está tendo seu primeiro contato com o setor.
Nosso relacionamento com quem gerencia o espaço de teste, o testador, baseia-se na capacidade dele de fazer o que considera melhor para suas cabras. Fornecemos conhecimento do território e apoio com o que necessitam, como trator, ferramentas, apoio em procedimentos… - Os espaços de teste são, portanto, uma ferramenta fundamental para facilitar a incorporação dos jovens no campo.
Hoje em dia é difícil iniciar uma exploração pecuária pela quantidade de papelada que desmorona e é chata só para começar, pelo acesso ao terreno que não é fácil, e por saber se depois de todo o investimento inicial o projecto que tem em mente vai dar certo. ser viável. Um espaço de teste facilita todos esses aspectos, e as pessoas que aderirem podem se concentrar mais em realmente aprender o quão importante é o rebanho. - E para dar continuidade às explorações.
No futuro, os testadores são novas adições ao mundo da pecuária que podem dar continuidade às explorações que fecham e não têm alívio. Ao mesmo tempo, também dão nova vida ao setor com novas formas de fazer as coisas.