O apodrecimento catastrófico da abobrinha pode nos deixar sem colheita




No processo de crescimento e desenvolvimento, as abobrinhas formam um grande número de laços. Alguns deles podem cair e isso é normal, porque as plantas se autorregulam e retêm a quantidade que podem se alimentar. Quando os frutos totalmente formados ou grandes começam a apodrecer, é preciso procurar os motivos e descobrir o que está errado.

Quais poderiam ser as razões do apodrecimento da abobrinha?

Violação das regras de rotação de culturas é um dos principais motivos. A abobrinha não deve ser plantada em áreas onde anteriormente eram cultivadas culturas relacionadas – pepino, melancia, melão ou abóbora.

Bons antecessores são tomates, batatas, beterrabas, repolho, cenouras, cebolas, bem como folhas verdes – alface, espinafre, salsa, endro.

Não devemos esquecer a cobertura morta, que para a abobrinha é recomendado ter uma camada de pelo menos 10 cm. É bom regar a cobertura morta uma vez por semana com uma solução de Trichodermin ou outro preparado que contenha microrganismos eficazes. Graças a esta manipulação, a abobrinha ficará na cama e o risco de apodrecimento será significativamente reduzido, bem como de infecção por doenças fúngicas.

Além disso, a cobertura morta evita o forte aquecimento do solo durante o dia e o rápido resfriamento à noite, o que permite evitar oscilações bruscas de temperatura e suas consequências negativas.

Falta de nutrientes

O cálcio é um elemento importante e, em caso de deficiência, a parte superior da abobrinha começa a apodrecer – isso se deve ao apodrecimento da parte superior. A situação pode ser corrigida com uma aplicação única de nitrato de cálcio (200 g por 10 l de água). É regado 1 litro por arbusto e obrigatório após a rega principal. A fertilização não deve ser feita em solo seco e deve ser utilizado um fertilizante com baixo teor de nitrogênio para não aumentar o teor de nitrato dos frutos.

Se nos estágios iniciais do desenvolvimento da abobrinha abusamos de preparações contendo ferro para prevenir o aparecimento de clorose, então o iodo é mal absorvidoo que pode causar o apodrecimento dos frutos.

Escassez de boro se expressa na podridão seca da abobrinha, redução de cores e rendas. Isto pode ser evitado através da alimentação foliar com Lebozol.

Densidade excessiva de plantas também pode ser a causa do apodrecimento das frutas. No momento do plantio é importante considerar as características varietais e cumprir os requisitos. A remoção regular das folhas inferiores reduzirá o sombreamento e aliviará a situação.

Rega inadequada de plantas – abobrinha não gosta de regar as folhas. Não deve ser permitida a pulverização nas partes aéreas, o que leva ao desenvolvimento de uma série de doenças fúngicas e, consequentemente, ao apodrecimento dos frutos. A opção ideal é a irrigação por gotejamento, mas quando isso não é possível regamos apenas as raízes e sem jato forte.

Polinização ruim é um problema sério e leva ao apodrecimento dos cadarços. Pode resultar do controle excessivo de pragas de insetos. Se a polinização não for de boa qualidade, os nós param de se desenvolver, param de crescer e apodrecem. Isto não se aplica a variedades autopolinizadas em estufa.

As plantas jovens de abobrinha desenvolvem mais flores masculinas que são deficientes nas mais velhas.

A prevenção e o tratamento oportunos de doenças fúngicas são um fator importante na prevenção do apodrecimento.

O apodrecimento catastrófico da abobrinha pode nos deixar sem colheita

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *