O filme sobre o Mar Negro será exibido primeiro no Cinema House
No dia 5 de dezembro, às 19h, na Casa do Cinema, os espectadores poderão pela primeira vez desfrutar de imagens inéditas da vida nas profundezas do Mar Negro. Em seguida será a estreia do documentário Greenpeace-Bulgária “Eu, o Mar – Vida em Silêncio”, que chama a atenção para a singularidade da vida no Mar Negro. O filme inclui cientistas e especialistas da Bulgária, Ucrânia e Roménia, que falam sobre as ameaças ao ecossistema marinho nos três países. O diretor da fita é Lubo Yonchev, e por trás da câmera, que capturou a incrível vida nas profundezas do mar, está o cinegrafista Rosen Savkov.
A voz do documentário é o famoso ator búlgaro Ivan Burnev, que também apoia a causa do “Greenpeace” – Bulgária pela proteção do mar. Juntamente com os especialistas participantes no filme, ele fala sobre os habitats únicos do Mar Negro e a beleza da vida subaquática. Os espectadores aprenderão mais sobre os ecossistemas marinhos, sobre a pesca de arrasto não regulamentada, sobre as consequências ambientais dos projetos de extração de gás, sobre os efeitos da guerra na Ucrânia no Mar Negro.
O público também verá imagens exclusivas das fazendas abandonadas de mexilhões perto de Maslen nos. No Dia do Mar Negro, 31 de Outubro, os activistas da Greenpeace Bulgária levaram uma bóia de uma destas explorações abandonadas de mexilhões para o Ministério do Ambiente e da Água, com uma petição para criar a primeira reserva marinha totalmente búlgara, apoiada por mais de 15.000 pessoas.
“No filme I, the Sea – Life in Silence, os espectadores poderão ver o que resta abaixo da superfície – a vida no Mar Negro. Para que todos pensemos juntos o quão importante é para nós protegê-lo”, diz Kremena Vateva do “Greenpeace” – Bulgária.
A incrível filmagem também foi possível graças aos co-produtores do filme – “Four Elements” e “Crystal Frame”.
Após a estreia, no dia 5 de dezembro, haverá debate com os cineastas no Dom na kinota.
Haverá novas exibições já este mês – no cinema Vlaikova (12 de dezembro) e novamente na Cinema House (20 de dezembro).