Uma mosca da fruta oriental (Bactrocera dorsalis) foi descoberta pela primeira vez na Grécia – uma praga de alto risco para a União Europeia, informou a publicação electrónica Fructidor. Foi detectado na região metropolitana da Ática, afetando mais de 400 tipos de frutas e vegetais. As autoridades gregas estão a realizar mais verificações e já lançaram uma campanha para alertar os agricultores.
Este tipo de mosca é característico de continentes como Ásia, África e América, enquanto na Europa já foi detetada em Itália em 2028, em França em 2019 e na Bélgica em 2023. A sua propagação é facilitada pelo transporte de frutas infectadas. A praga ataca diversas culturas, como frutas cítricas, pêssegos, peras e tomates. Frutas e vegetais infectados perdem a cor e começam a apodrecer.
A descoberta da mosca em áreas urbanas e centros logísticos na Europa levou as autoridades locais a tomar medidas para controlar a propagação. O crescimento da Bactrocera dorsalis para logo abaixo dos 13 graus Celsius, portanto não se espera que o clima ajude a controlá-la num futuro próximo.