Fumigação das estufas com damas de enxofre no outono




Foto: sinor.bg

Após a colheita da última colheita no outono, é hora de limpar e desinfetar as estufas. Uma das formas populares contra patógenos e pragas acumuladas durante a temporada é a fumigação com damas de enxofre. As vantagens incluem o fato de que após a introdução do composto, folhas caídas ou esterco, junto com a matéria orgânica, podem entrar patógenos e pragas. Este procedimento é simples e eficaz, mas é importante conhecer bem as regras para fumigação com damas de enxofre no outono.

O que é tabuleiro de xadrez de enxofre e como usá-lo?

Os verificadores de enxofre estabeleceram-se como um meio eficaz de controle de pragas e doenças em estufas. Contêm enxofre que, quando queimado, emite dióxido de enxofre, que possui propriedades fungicidas e inseticidas. O princípio de ação é baseado no enxofre. É um elemento natural muito utilizado na agricultura.

O dióxido de enxofre (SO2), liberado durante a queima do enxofre, tem um forte efeito desinfetante. Este gás penetra em todos os cantos da estufadestruindo microorganismos patogênicos, fungos e pragas, incluindo larvas que hibernam. Ajudará no combate à fitotora e patógenos que causam diversos tipos de podridão, e a fumigação de estufas com enxofre proporciona proteção por muito tempo, o que torna o método popular na preparação para o inverno.

Além disso, o uso de verificadores de enxofre não requer equipamentos complexos e pode ser aplicado até mesmo por jardineiros novatos.

Quantos verificadores de enxofre você precisa para fumar a estufa?

Depende do volume do espaço cultivado da estufa. Para um tratamento eficaz, recomenda-se a utilização de 25-50 g de enxofre por 1 m3, dependendo das condições fitossanitárias da instalação.

Os fabricantes oferecem damas com diferentes concentrações de enxofre. Isso requer a leitura atenta das instruções e o cumprimento rigoroso das recomendações. Existe uma opinião de que os verificadores de enxofre não podem ser usados ​​em equipamentos metálicoscoberto com policarbonato, pois ficará turvo e o metal ficará coberto de ferrugem.

A experiência mostra que apenas o policarbonato de baixa qualidade mancha, mas com o uso repetido de verificadores de enxofre e altas doses. As peças metálicas podem correr risco de ferrugem quando o processamento é realizado em condições de alta umidade e temperaturas acima de 10-15 graus Celsius. Sob tais condições, o dióxido de enxofre reage com o condensado de água e o ácido sulfúrico é liberado, mas para efeitos semelhantes, devem ser utilizados muito mais verificadores de enxofre do que as quantidades recomendadas. Se as partes metálicas estiverem protegidas (com primer, tinta, graxa, etc.), elas não reagirão à ação do ácido sulfúrico.

Como é feita a fumigação com verificadores de enxofre?

Antes da operação, a estufa deve ser limpa de todas as plantas e outros detritos. É verificado possíveis vazamentos para que o gás não escape.

Os verificadores de enxofre são colocados sobre uma superfície resistente ao fogo ou em um recipiente, longe de materiais inflamáveis ​​na estufa e em diferentes locais para garantir uma distribuição uniforme da fumaça. Após a ignição, saia rapidamente e feche bem as portas para criar um ambiente hermético. O tratamento deve durar de 2 a 4 horas – depende da concentração de enxofre e do nível de contaminação.

Após a conclusão do processamento, portas e janelas são abertas para ventilar e remover o dióxido de enxofre restante.

Ao trabalhar com verificadores de enxofre, é necessário observar as medidas segurança especificada pelo fabricante, incluindo equipamento de proteção individual. Isto é importante para minimizar o contato da pele com o enxofre e as substâncias que são liberadas.

Após o tratamento, aguardar pelo menos 24 horas antes de retornar à estufa.

Fumigação das estufas com damas de enxofre no outono

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *