Fertilizando o solo da estufa no outono




Cuidar do aumento da fertilidade do solo na estufa para a próxima estação é uma abordagem muito razoável, e a segunda metade do outono, quando temos uma grande quantidade de matéria orgânica diversa disponível, é um excelente momento para enriquecer o solo. Somente os fertilizantes minerais não conseguem obter bons resultados no cultivo de vegetais.

Por que é necessário o enriquecimento orgânico do solo?

Sabe-se que para absorver ao máximo os fertilizantes minerais, o conteúdo orgânico do solo deve ser mantido em níveis elevados.

Adicionar matéria orgânica de qualquer forma no final da temporada é uma prática benéfica. Por exemplo, se o composto for devidamente plantado mesmo no final do verão, estará pronto em meados do outono. A queda das folhas também fornece abundância de matéria orgânica e, após a poda e queima dos galhos removidos, permanecem cinzas de madeira frescas e de qualidade.

Os nutrientes para as plantas contidos nos fertilizantes minerais são os mesmos obtidos a partir de substâncias orgânicas como resultado da atividade dos organismos do solo. A partir da matéria orgânica, por exemplo, o nitrogênio orgânico pode ser convertido em ácido nítrico, que por sua vez se combina com a cal e outras substâncias do solo para formar um sal – nitrato de cálcio – que pode ser absorvido pelas plantas. O mesmo nitrato de cálcio pode estar presente nos fertilizantes minerais, que fornecem nutrientes às plantas em “algumas horas”, para o que a natureza necessita de meses. Sem a presença de matéria orgânica no solo, será necessário aplicar quantidades significativamente maiores, com risco de fitotoxicidade.

Os testes de solo, que nem sempre são possíveis, são uma ótima maneira de garantir que as plantas tenham tudo o que precisam para um crescimento e frutificação ideais.

Valores ideais de pH para hortaliças populares

Cada cultura tem necessidades específicas, não só em termos de nutrientes, mas também em termos de qualidades do solo e da sua acidez, para que sejam absorvidos de forma eficiente pelas plantas.

Para tomates, o novo pH ideal é 6,0-6,8. Nesta gama, as plantas podem absorver eficazmente os nutrientes essenciais, o que promove o seu crescimento e frutificação.

Os pepinos também preferem solo ligeiramente ácido com pH de 5,8-7,0. É importante que mantenham este nível constantemente para evitar o desenvolvimento de doenças e obter uma boa colheita.

Para pimenta, o pH ideal é 6,0-6,8. Também pode crescer em solos mais alcalinos, mas sua resistência a doenças é significativamente reduzida.

É bom corrigir este indicador mais cedo, nomeadamente durante este enriquecimento e preparação do solo.

Em pH baixo, utiliza-se farinha de dolomita e, em pH alto, utiliza-se enxofre elementar ou turfa para reduzir a alcalinidade.

O solo não só perde a fertilidade, mas também se compacta. Portanto, antes de adicionar matéria orgânica, ela precisa de processamento e soltura de qualidade.

Como adicionar matéria orgânica ao solo da estufa?

O composto é espalhado uniformemente sobre a superfície do solo na estufa a uma taxa de 5 kg por metro quadrado. Uma quantidade maior (até 10kg) dará um bom início à colheita do próximo ano, com um balde de 5 litros contendo aproximadamente 4,5kg.

Se usarmos estrume, então 3 kg por metro quadrado na forma fresca serão suficientes, e podre, como no composto – 5 kg. É misturado ao solo por meio de cultivo.

As folhas caídas são um excelente corretivo de solo. Eles podem ser combinados com composto, esterco ou metade de outra matéria orgânica como substrato. Se forem usadas apenas folhas, elas serão espalhadas uniformemente em dois baldes por metro quadrado. Em seguida, são levemente compactados e regados com água, na qual podemos adicionar aceleradores de compostagem. No início da safra, antes do plantio das plantas, a matéria decomposta é incorporada à camada superficial.

A cinza de madeira é uma excelente fonte de potássio, além de cálcio e magnésio. O conteúdo de nutrientes varia e depende da fonte. É espalhado uniformemente no solo em quantidades de 300-500 g por metro quadrado e levemente misturado com a camada superficial.

É importante ressaltar que é melhor trazer matéria orgânica para a estufa, exceto cinzas de madeira, antes de tratar com damas de enxofre. Se patógenos ou pragas forem introduzidos acidentalmente, eles serão destruídos durante a fumigação.

Fertilizando o solo da estufa no outono

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *