Exportação polaca de produtos agrícolas diminui 5,6%

Depois do recorde do ano passado de quase 52 mil milhões de euros, este ano deverá cair cerca de 6%

2024 será a primeira vez desde a crise financeira de 2009 que a Polónia reportará exportações agrícolas e alimentares mais fracas. Depois do recorde do ano passado de quase 52 mil milhões de euros, este ano deverá cair cerca de 6%.

A agricultura continua a ser um dos pilares da economia polaca. Cerca de um milhão e 400 mil explorações agrícolas, geridas maioritariamente por proprietários familiares, cultivam 14,5 milhões de hectares de terras. Na maioria dos casos, as áreas são pequenas, especialmente no sudeste do país.

As estatísticas mostram que entre Janeiro e Agosto deste ano foram exportadas matérias-primas agrícolas e géneros alimentícios no valor de 150 mil milhões de zlotys, ou cerca de 33 mil milhões de euros. Em comparação com o mesmo período de 2023, trata-se de uma diminuição de 5,6%, e o saldo positivo diminuiu 13%, para 12 mil milhões de euros.

De acordo com o Instituto Nacional de Economia Agrária de Varsóvia, este declínio deve-se tanto à redução dos preços internacionais como ao facto de a moeda nacional se tornar mais cara em comparação com o euro. 73 por cento das exportações foram direcionadas para países da União Europeia, sendo 25 por cento destinados à Alemanha.

Os especialistas da capital polaca são de opinião que os produtores e exportadores de alimentos enfrentam uma série de desafios. Um dos mais importantes é mostrar que a Polónia pode competir não apenas numa linha de preços baixos, como tem feito até agora. Devido aos custos de produção cada vez mais elevados, esta vantagem em breve se esgotará, acreditam os analistas.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *