Este outono serão publicados os convites à apresentação de propostas para quatro espaços de testes agrícolas em Passanant e Belltall, Gandesa, Ponent e Sant Vicenç dels Horts
Nos próximos meses serão publicados editais para seleção de novos empresários agrícolas, especificamente nas áreas de testes agrícolas de Passanant e Belltall, na Conca de Barberà, Gandesa, capital de Terra Alta, Sant Vicenç dels Horts, no Baix Llobregat e Rufea (no âmbito da Área de Teste Agrícola de Ponent), em L’Horta de Lleida. Dois dos quatro concursos são espaços de testes agrícolas recentemente criados (Passanant e Belltall e Gandesa), enquanto os espaços de testes agrícolas de Sant Vicenç dels Horts e Rufea em Lleida já iniciaram a sua actividade como espaços de testes agrícolas e estão agora abertos novamente. Estas convocatórias somam-se às que já foram feitas na primavera passada na zona de testes agrícolas de Sora, dedicada à pecuária extensiva e silvopastoril e a primeira deste setor em Espanha. Todos eles procuram responder às novas gerações de agricultores que pretendem ingressar no setor. O acompanhamento e apoio que os empreendedores recebem ao longo de todo o processo, bem como a disponibilização das infraestruturas necessárias ao desenvolvimento da sua atividade, fazem dos espaços de testes agrícolas uma ferramenta fundamental para a mudança geracional no nosso território.
oárea de testes agrícolas de Gandesa está inserida num ambiente de montanha, numa propriedade florestal de 533 hectares, onde Projeto de produção pecuária focado em caprinos de corte e prestação de serviços silvipastoris. Nesta herdade, composta maioritariamente por matas, matos e áreas de cultivo antigo, foram demarcados quatro povoamentos por onde passará o rebanho, facto que contribuirá tanto para a alimentação do gado como para a redução do risco de incêndio.
Promovido graças à Câmara Municipal de Gandesa, à Escola de Pastores e Pastores da Catalunha, ao Conselho Regional da Terra Alta, ao Consórcio Inter-regional de Iniciativas Socioeconómicas (CIS) e à ARCA. Além do acesso à referida quinta, o espaço de provas agrícolas disponibilizará ao selecionado um curral de 300 m2, equipado com equipamentos pecuários para manejo do rebanho no curral, painéis solares para iluminação, abastecimento de água, perímetro vedado e galpão de construção. Além disso, serão disponibilizados ao empreendedor um pastor elétrico e cercas fixas e móveis prontas para serem instaladas na fazenda.
O empreendedor que aderir ao espaço de provas agrícolas da Gandesa poderá realizar a prova de atividade agrícola por um período de 2 a 3 anos e meio. Ao final do período de teste, a pessoa será orientada a encontrar novas terras ou imóveis que busquem alívio. Além disso, você pode reabastecer o rebanho para iniciar seu próprio projeto profissional.
Quanto a Passanant e Belltall, o espaço de testes agrícolas concentra-se no cultivo de alho Belltall, bem como outras culturas complementares a esta variedade local. O alho Belltall é um produto típico do território com muito pouca produção, por isso com este espaço de ensaio agrícola queremos incentivar a próxima geração especializada no cultivo desta variedade de alho, e ao mesmo tempo torná-lo visível, profissionalizá-lo e otimizá-lo.
É uma iniciativa promovida pela Associação de Produtores de Alho de Belltall, pela Câmara Municipal de Passanant i Belltall, pela Organização Autónoma para o Desenvolvimento da Bacia de Barberà e pela ARCA. Este espaço de teste agrícola colocará à disposição dos empresários uma fazenda de 2 hectares de terreno agronomicamente ideal para o cultivo de alho Belltall e localizada perto do centro de Belltall. Será também facilitado o acesso a maquinaria partilhada, o que permitirá a mecanização de grande parte do processo de produção de alho. Neste espaço de testes agrícolas, o empreendedor poderá desenvolver a atividade teste e contar com apoios transversais por um período até 3 anos
Por outro lado, a área de testes agrícolas de Ponent nasceu com o objetivo de apoiar novos projetos agrícolas baseados na agricultura ecológica, no comércio local e no valor acrescentado; e promover o alívio geracional agrícola. É composto por um espaço de teste agrícola permanente com várias parcelas no viveiro de agricultores Rufea, promovido pela Câmara Municipal de Lleida, e espaços de teste efémeros para o acompanhamento das transferências de propriedade e da sucessão geracional agrícola, promovidos para o ADV ecológico de Ponent .
Todas estas ações contam com o financiamento do PECT Pobles Vius i Actives, nas áreas de teste agrícola localizadas na província de Tarragona; e com o PECT AgroBioFood B. Palestrante das ações de Lleida. Dois projetos de especialização e competitividade territorial financiados pela Generalitat de Catalunya e cofinanciados pelos Conselhos Provinciais de Lleida e Tarragona.
Finalmentea área experimental de Sant Vicenç dels Horts é criada para dinamizar o setor agrícola local e incentivar a incorporação de novos agricultores e agricultores no setor de hortas. apoiando práticas ecológicas e sustentáveiso espaço já conta com uma pessoa que está a desenvolver a sua prova de atividade nestes terrenos e ocupa um dos dois lotes. O segundo lote está em fase de organização e adaptação para ficar à disposição de um novo empreendedor.
Quatro iniciativas, todas elas, que procuram promover a incorporação de novos agricultores no sector agrícola e pecuário, dando-lhes a oportunidade de colocarem em prática os seus conhecimentos e testarem os seus projectos, oferecendo-lhes o apoio e acompanhamento necessários em todo o processo..
Existem atualmente 3 espaços de testes agrícolas em operação na Catalunha, enquanto 7 estão em fase final de planejamento e deverão ser lançados nos próximos meses. Esta dinâmica reflete cdos espaços de teste agrários estão se tornando dispositivos de incorporação agrícola progressiva e facilitação do relevo agrário, com cada vez mais viagens e reconhecimento na Catalunha, Espanha e Europa. De facto, uma das medidas prioritárias da Agenda Rural da Catalunha é a promoção de espaços de ensaio agrícola para a incorporação do novo sector agrícola, muitas vezes sem tradição agrícola familiar..
ESPAÇOS DE TESTE AGRÍCOLA COMO FERRAMENTA DE INCORPORAÇÃO NO SETOR AGRÍCOLA
Os espaços de ensaio agrícola surgem da necessidade das novas gerações que querem ingressar no mundo agrícola e encontram múltiplas barreiras de acesso como o acesso à terra, o acesso ao crédito, a falta de experiência prática ou o desconhecimento das redes no território que facilitam o desembarque. no setor. Ao mesmo tempo, também respondem à falta existente de alívio geracional nas empresas agrícolas familiares. Os espaços de testes agrícolas têm, portanto, a vontade de facilitar o processo de incorporação dos agricultores no sector, ao mesmo tempo que minimizam o risco envolvido na abertura de um negócio na área agrícola, uma vez que durante o teste de actividade, os empresários/eles podem testar os seus produtos agrícolas. projeto, adaptá-lo ao longo do tempo e testar as próprias capacidades e competências com autonomia, facilitando ao mesmo tempo uma incorporação agrícola mais sólida e com maiores garantias de continuidade.
Para fazer isso, os espaços de testes agrícolas cumprem três funções: oferecem apoio jurídico, facilitam o apoio físico para o desenvolvimento da atividade; e apoiam o empreendedor em todo o seu processo de incorporação. Apoio abrangente desde o início que o transformou numa ferramenta inovadora para ajudar a reverter a tendência atual de falta de apoio geracional.
O que é um espaço de teste agrícola? (Vídeo)