Erros comuns ao usar cinzas de madeira para alimentar pepinos




Foto: sinor.bg

A cinza de madeira é um fertilizante comumente usado para culturas hortícolas porque contém vários nutrientes, mas a maioria é potássio, fósforo e cálcio. Existem diferentes opiniões sobre a eficácia e quando aplicado na alimentação de pepinos. E isso é em grande parte determinado pelo fato de que o conteúdo de nutrientes nas cinzas de madeira depende da fonte – o tipo de madeira da qual foi obtida.

Cinzas de espécies de folhas largas, bem como de árvores jovens e galhos é mais rico em nutrientes comparado ao obtido de coníferas ou árvores velhas e grossas. Há mais fósforo nas cinzas de madeira obtidas na queima de pinheiros e abetos, que é mais facilmente absorvido pelas plantas.

Opções para usar cinzas de madeira para nutrição

O pepino é uma cultura muito sensível à falta de nutrientes e à acidez do pH do ambiente, da qual depende a sua absorção. Eles gostam de solo neutro a ligeiramente ácido (pH 6,2 a 7,0).

Uma das melhores maneiras de usar cinzas de madeira é no preparo do outono ou da primavera. Isso ajudará a melhorar a estrutura e o ambiente nutricional. É importante observar o equilíbrio para não alterar muito a acidez do solo.

A aplicação seca na superfície do solo ou nas covas de plantio é a opção mais utilizada, com volume de 250 ml distribuídos uniformemente em 1 m2.

Pulverizar com uma mistura de cinza de madeira e água, que é particularmente eficaz no combate a pragas (pulgões, lesmas e caracóis) e infecções (na maioria das vezes com agentes patogénicos do oídio). É preparado da seguinte forma: 2/3 do volume é preenchido com cinzas, despejado com água quenterepresenta dois dias, após os quais é filtrado e adicionado adesivo.

A nutrição das raízes é particularmente relevante para corrigir a deficiência de potássio, para a qual se misturam cinzas de madeira e água, mas é particularmente importante saber como preparar a mistura.

Adicione 1 xícara (250 ml) de cinza de madeira a 10 litros de água, depois adicione o vinagre em pequenas doses e mexa até que a parte precipitada se dissolva. Regamos os pepinos com 250-300 g para cada planta – necessariamente de manhã ou à noite e em solo úmido. Durante uma temporada, é aplicada 5 a 7 vezes a alimentação com cinza de madeira. Pode começar já com o aparecimento das primeiras folhas verdadeiras, mas é relevante durante a floração e a frutificação.

Quais são os erros mais comuns cometidos ao usar cinzas de madeira para alimentar pepinos?

A coisa mais importante a lembrar é que as cinzas de madeira aumentam os níveis de pH. Antes de usar é bom testar o solo para saber qual é o nível geral de acidez, pois sabemos que o pepino não gosta de solo alcalino.

É bom conhecer a origem das cinzas de madeira, pois processadas industrialmente podem conter produtos químicos nocivos à saúde humana.

Cinzas de madeira não devem ser usadas junto com fertilizantes contendo nitrogênio – especialmente estrume e esterco de aves. Neste caso, a cinza alcalina da madeira reagirá com o nitrogênio e se formarão gás e água, e a alimentação será inútil. O uso adequado de cinzas de madeira para alimentar pepinos terá um efeito benéfico na quantidade e qualidade da colheita e ajudará a prevenir muitos problemas.

Erros comuns ao usar cinzas de madeira para alimentar pepinos

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *