Em um verão quente e seco, os ácaros atacam os pepinos




Foto: sinor.bg

Quando o verão é seco e quente, a probabilidade do aparecimento de ácaros é muito alta. São aranhas muito pequenas (seu comprimento é de no máximo 0,5 mm) e quase invisíveis a olho nu. Eles vivem na parte inferior das folhas. Portanto, é importante informar-se sobre os sinais pelos quais você pode saber se seus pepinos são atacados por ácaros.

O primeiro sintoma é o aparecimento das folhasqual eles desaparecem entre as veias, ficam amarelos e aparecem teias de aranha quase imperceptíveis. Se sacudirmos o caule em uma folha de papel branco, as pragas ficarão visíveis.

Em climas quentes e secos, a população de ácaros cresce na velocidade da luz – aumentam até 70 vezes por semana. Se já apareceu nas plantas uma teia de aranha espessa e bem visível, isso indica que a situação está bastante avançada e são necessárias medidas imediatas.

A falta de umidade e o ar seco fazem com que os pepinos muito suscetível a ácaros.

Durante a seca, os nutrientes concentram-se principalmente nas folhas. Os ácaros que se instalam neles se multiplicam muito rapidamente, piorando o já péssimo estado das plantas que sofrem com a falta de água.

As pragas primeiro atacam e danificam as folhas e depois passam para os frutos – principalmente pepinos jovens e frágeis. Eles param de crescer e sua casca parece polvilhada com um material abrasivo – parece uma lixa.

Como lidar com os ácaros dos pepinos?

Se as pragas ainda forem poucas, podemos combatê-las regulando a rega e pulverizando as folhas (não se esqueça da parte inferior) quando a intensidade solar for fraca – de manhã cedo ou à noite.

Pulverizar as plantas com uma solução de 1 a 4 álcool isopropílico (misturar 1 xícara de álcool isopropílico com 4 xícaras de água) reduz muito a população porque o álcool mata os ácaros, desidratando-os.

A tintura de cebola ou as folhas frescas de ruibarbo não são menos eficazes contra os ácaros.

Meia xícara de cebola picada é batida no liquidificadoradicione duas xícaras de água em temperatura ambiente, despeje em uma jarra de vidro, feche e deixe em local ensolarado por um dia. Coe com gaze e o biopesticida está pronto.

Ruibarbo, beterraba e azeda contêm ácido oxálico, que é tóxico para os ácaros – bloqueia sua alimentação e reprodução. São usadas poções às quais foi adicionado sabonete líquido.

Se não tivermos mais nada em mãos, só podemos usar sabonete líquido comum, dissolvendo 10 ml em 3 litros de água e borrifando os pepinos.

Em um verão quente e seco, os ácaros atacam os pepinos

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *