Em agosto, iniciar medidas preventivas contra fitóftora em morangos




Foto: sinor.bg

Phytophthora é uma doença fúngica extremamente perigosa que ataca uma ampla variedade de culturas. Também aparece nos morangos, e seu rápido desenvolvimento ocorre com orvalho abundante – cerca de 75% de umidade do ar e temperatura de 15 a 20 graus Celsius.

Os esporos do fungo entram nas plantas através dos estômatos. Os primeiros sinais de Podridão da raiz de Phytophthora pode ser observada no sistema radicular no outono, e nas partes aéreas as manifestações da doença tornam-se visíveis apenas na primavera. Normalmente, quando o solo fica encharcado, as plantas doentes começam a murchar e, com forte desenvolvimento, morrem rapidamente.

Se a doença se desenvolver de forma leve, apenas as folhas externas ou os caules das flores serão afetados. As plantas doentes podem até produzir frutos, mas serão cada vez menores que o normal.

As folhas velhas ficam vermelhas e podem até ficar marronse um contorno amarelo característico aparece nas bordas. As folhas que se desenvolvem posteriormente são significativamente menores, subdesenvolvidas e possuem pecíolos muito curtos.

Todas essas mudanças estão relacionadas ao estresse infeccioso. Se retirarmos as plantas, fica claro que elas têm um sistema radicular pouco desenvolvido e a maioria das raízes já apodreceu.

É necessário a luta contra a doença do morango começará em agosto-setembro, sendo tratado com alguns dos seguintes fungicidas – Ridomil Gold, Previkur 607 SL ou outro adequado. Também são utilizados no plantio de novas plantas, desinfetando as raízes em solução.

É muito importante, para fins preventivos, observar as regras de rotação de culturas e retornar ao local após 6 a 7 anos de rotação adequada de culturas. Excelentes resultados são obtidos no cultivo de morangos em cumes ou em canteiros altos, porque as raízes após a rega ficam fora da zona de alagamento.

A presença de mais matéria orgânica no solo torna as plantas mais resistentes ao estresse e ao desenvolvimento de doenças.

As plantas doentes são removidas imediatamente junto com um pedaço de terra e descarte em local seguro. Se possível, os canteiros com morangos devem ser separados de batatas, tomates e berinjelas, e também devem ser incluídos na rotação de culturas.

A utilização de mudas de boa qualidade é um dos pilares da prevenção contra a fitóftora. Raízes podres são um sinal claro de doença.

Em agosto, iniciar medidas preventivas contra fitóftora em morangos

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *