Duas novas leis da UE permitirão o financiamento rápido do orçamento da UE para medidas de recuperação na sequência de catástrofes naturais ocorridas após 1 de janeiro de 2024.

A proposta legislativa de Apoio Regional de Emergência à Reconstrução («RESTORE») permite que os países da UE canalizem mais facilmente os fundos dos Fundos Europeus de Desenvolvimento Regional (FEDER) e dos Fundos de Coesão para a recuperação de catástrofes. Como resultado, o FEDER poderia financiar projetos de recuperação até 95% dos seus custos totais. Para proporcionar liquidez rápida aos necessitados, será concedido um pré-financiamento adicional até 25% do montante total. A proposta permitirá uma utilização mais flexível dos fundos do Fundo Social Europeu e para financiar regimes de emprego de curta duração, apoiar o acesso aos cuidados de saúde e a satisfação de necessidades básicas.

A flexibilidade aplicar-se-á a catástrofes ocorridas em 2024. ou 2025 Em 2025 As alterações propostas deverão mobilizar 3 mil milhões de euros em financiamento através da pré-concentração de pagamentos para o período 2025-2027.

Recuperação na agricultura e silvicultura

Os países da UE com fundos não utilizados de programas de desenvolvimento rural poderão acelerar a utilização destes fundos para compensar as perdas dos agricultores, silvicultores e pequenas e médias empresas que operam nestes sectores que sofreram a destruição da maior parte há pouco mais de 30 anos. % do seu potencial de produção. Estes fundos serão pagos em montantes fixos e serão totalmente cobertos por fundos da UE. Os pagamentos aos beneficiários serão feitos até o final de 2025.

Citações

Andrzej BULA (PPE, Polónia), co-relator do regulamento RESTORE, afirmou: «Esta lei é muito importante para as autoridades regionais e locais em regiões afetadas por catástrofes naturais. Mostra que a UE é capaz de trabalhar com rapidez e flexibilidade e que estamos a prestar uma ajuda real aos nossos concidadãos da UE. Agora essa ajuda pode ser disponibilizada rapidamente.”

Yunus OMARGI (Esquerda, França), co-relator do regulamento RESTORE, acrescentou: «Depois de o Parlamento ter manifestado o seu total apoio às vítimas da tempestade sem precedentes em Maiote, aprovámos a lei RESTORE para garantir que podemos ajudar as vítimas desta tempestade. catástrofe e outros semelhantes para restaurar o que perderam. Precisamos de adaptar a nossa resposta às catástrofes e a nossa política regional às novas realidades das alterações climáticas. O regulamento RESTORE nos permitirá responder de forma rápida e eficaz a futuros desastres.”

Veronika WRECIONOVA (ECR, República Checa), relatora do regulamento sobre o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), afirmou: «Vários países foram atingidos por catástrofes naturais em 2024. e a ajuda concreta que a UE presta é muito necessária tanto para os países como para os cidadãos. A decisão de hoje ajudará muitos Estados-Membros a libertar mais rapidamente fundos não gastos para aqueles que deles necessitam urgentemente.»




A proposta legislativa RESTORE foi aprovada com 638 votos a favor, 10 votos contra e 5 abstenções.

A proposta de concessão de ajudas do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) foi aprovada com 644 votos a favor, 6 votos contra e 3 abstenções.

Ambas as propostas legislativas devem ser formalmente aprovadas pelo Conselho da UE. Entrarão em vigor no dia seguinte ao da publicação no Jornal Oficial da UE (RESTORE) e no dia da publicação (FEADER).

As duas propostas legislativas foram elaboradas em resposta às inundações e aos incêndios florestais na Europa Central, Oriental e Meridional em setembro de 2024.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *