Catalunha é fixada na Suécia

A Associação de Iniciativas Rurais da Catalunha – ARCA organiza um intercâmbio de trabalho

Os representantes dos Grupos de Acção Local da Catalunha juntamente com representantes do Departamento de Agricultura, Alimentação e Acção Rural, participam juntos numa visita de 5 dias à Suécia para conhecer iniciativas promovidas em ambientes rurais.

A atividade, organizada pela Associació d’Iniciatives Rurales de Catalunya (ARCA), tem como objetivo conhecer os projetos lançados nos territórios rurais suecos para incentivar a cooperação entre a Suécia e a Catalunha, procurando sinergias que permitam a promoção conjunta de projetos.

O grupo catalão visitará, entre outros, o Projeto Brälanda Biogás e uma microempresa de produção de bioenergia a partir de biomassa florestal, Dalsland Biovärme ABambos projetos localizados na área LEADER VÄSTRA SKARABORG.

A visita inclui ainda uma reunião institucional que terá lugar na quinta-feira, dia 30, em Jönköping. A recepção contará com a presença da Rede Nacional Sueca de Desenvolvimento Rural e do Conselho Sueco de Agricultura, a autoridade responsável pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Suécia. O objetivo deste encontro é trocar experiências da Suécia e da Catalunha na aplicação da metodologia LEADER* nos respetivos territórios.

Com esta visita de trabalho, a ARCA pretende que os seus Grupos de Acção Local conheçam outro tipo de projectos que valorizam o território rural para implementar-los no território rural catalão.

*LEADER: metodologia concebida para ajudar os agentes do mundo rural a melhorar o potencial do seu território e promover a aplicação de estratégias integradas e de qualidade para o desenvolvimento sustentável dos territórios locais. Estas estratégias são desenvolvidas e aplicadas por grupos de acção local (GAL).

Gema Ribalta

Associação de Iniciativas Rurais da Catalunha

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *