Besouros-narigudo – pragas da alfafa




Ilustrações de Identificador de insetos nocivos, publicado na Bulgária em 1971 por ZEMIZDAT

Além da joaninha de vinte e quatro pontas, sobre a qual escreveu o Signor BG, outros besouros também danificam a alfafa. Estes são os representantes da família Curculionidae: gorgulho grande da alfafa (Otiorrhynchus ligustici), gorgulho grande da folha da alfafa (Phytonomus punctatus) e gorgulho pequeno da alfafa (Phytonomus variasnilis). As espécies mencionadas estão distribuídas por todo o país.

O grande gorgulho da alfafa (O. ligustici) em altas densidades pode exigir arar os campos de alfafa. Prejudica não apenas as plantas da família Fabaceae. Foi estabelecido como uma praga de morangos, um grande número de espécies vegetais, plantas ornamentais, etc.

Os adultos (imago) têm corpo preto alongado, mas as escamas mais claras nas asas rígidas (élitros) conferem-lhe uma tonalidade terrosa. O corpo se projeta nas costas e no abdômen. A tromba é curta, reta e grossa. O besouro atinge 1,3 cm de comprimento. A larva não tem patas. Está arqueado. No dorso é sulcado e coberto de cerdas, cuja base é mais espessa e escura. Atinge 1,5 cm de comprimento. A pupa é branca e atinge 1,4 cm.

O. ligustici tem uma geração por ano. Hiberna como adulto e larva no solo a uma profundidade de cerca de 35 cm. Eles emergem na superfície do solo no final de março e início de abril. O tempo de emergência depende da temperatura do solo na profundidade de 10 cm, que deve ser de 7 a 12°C. Os besouros se alimentam ao entardecer e à noite. Durante o dia, eles estão ativos apenas em climas frios e nublados. Ao se alimentar, atacam as folhas, botões e pontas das plantas. Em dias claros, eles se escondem nas fendas do solo, sob torrões de terra, etc. adequados como esconderijos. Um mês após o aparecimento dos adultos, começa a postura dos ovos. Eles são ovais, possuem uma concha reticular (córion). Após a postura, o ovo fica branco leitoso, mas gradualmente fica marrom. Os ovos estão localizados no solo ao redor do colo da raiz das plantas, a uma profundidade de cerca de 3-4 cm. Uma fêmea põe até 400 ovos.

Tromba de alfafa

A eclosão ocorre após 12-13 dias. As larvas são muito móveis. Eles atacam as raízes, onde roem cursos longitudinais. Em condições de irrigação na primavera e no outono, as larvas instalam-se a uma profundidade de até 25 cm e, durante a seca do verão, podem ser encontradas ainda mais profundamente. A alimentação continua até o outono. No ano seguinte, as larvas retomam a alimentação e atingem a fase de pupa em meados de maio. O surgimento dos adultos (imaginando) ocorre após 3-4 semanas.

Além da alfafa, o grande gorgulho da alfafa é perigoso para o cultivo de beterraba e comuniga. Danos crônicos ao sistema radicular levam à supressão do crescimento, amarelecimento e morte das plantas. Ao examinar as áreas afetadas, são características manchas (harmans) com plantas moribundas. O lúpulo também está ameaçado, onde os besouros roem folhas, botões e brotos. As larvas atacam o sistema radicular. As plantações de lúpulo em solos leves e arenosos são ameaçadas pela tromba.

A grande cigarrinha da alfafa (P. punctatus) tem distribuição mais restrita. Segundo alguns investigadores, a sua densidade é maior na região de Plovdiv. Prejudica alfafa, trevo, etc. leguminosas O besouro tem corpo alongado em forma de ovo. A cabeça é alongada e tem uma cor marrom escura a preta. Os élitros são estriados e cobertos por pêlos longos. Eles e o abdômen lateralmente têm uma tonalidade acobreada. As pernas são castanhas escuras. A larva é verde clara e tem uma pequena cabeça marrom clara. Uma faixa mais clara corre ao longo das costas. A pupa está em um casulo denso. É oval, de cor marrom a verde e atinge 9 mm.

P. punctatus tem uma geração por ano. Ele hiberna como um ovo em caules de restolho. Pode hibernar como larva e adulto. As larvas eclodem com o início da vegetação. A princípio atacam o topo da vegetação e depois continuam se alimentando das folhas. Eles pupas nas plantas. (Continua)

Dr. Antonii Stoev – agrônomo de proteção de plantas

Besouros-narigudo - pragas da alfafa

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *