No dia 27 de outubro de 2010, realizou-se conjuntamente em Madrid e Barcelona a conferência sobre Turismo Responsável promovida pelo Blog Ecotumismo e KOAN Cponsulting, SL, com a colaboração fundamental da EARTH-European Alliance for Responsible Tourism and Hospitality, do Jane Goodall Institute of Espanha, o 3º Ecoforum Global e o Centro Español de Nuevas Profesiones. O objetivo da Conferência foi mais uma vez motivar os atores do turismo, os estudantes de turismo e o público em geral, sobre a importância de partir do planeamento de uma nova abordagem ao turismo que seja mais responsável para com o planeta e a sua população, especialmente nos territórios mais desfavorecidos. No caso da Conferência de Madrid, a atenção centrou-se especialmente na cooperação no turismo nos países em desenvolvimento.
A moderação esteve a cargo de Jesús Blázquez da Rutas Pangea, empresa tradicionalmente comprometida com a sustentabilidade no turismo nos seus programas de turismo ativo e nas suas atividades de divulgação, formação e consultoria a nível mundial.
Gabriel Viloria, da Fundação Cultural Banesto, apresentou o Programa Turismo Solidário e Sustentável, que é um exemplo de como a responsabilidade social corporativa das grandes empresas também pode ser colocada ao serviço do turismo responsável nos destinos mais remotos e emergentes. Este programa já funciona há dois anos em África e está actualmente em período de implementação na América, e conta com a colaboração de colaboradores do Banesto como voluntários que são formados para trabalhar durante as férias no conhecimento e implementação dos destinos do Programa.
Por sua vez, José Luis Angulo, do Club Marco Polo, como agência especializada em viagens exóticas e novos destinos, focada na responsabilidade social e ambiental, apresentou a sua filosofia de marketing de iniciativas de turismo responsável. Neste processo, influenciou a forma de sensibilizar o viajante e torná-lo parte integrante da aventura do turismo responsável desde o momento em que começa a planear a sua viagem.
Jaime Manteca, da Fundación Copade, explicou como o comércio justo faz parte da filosofia do turismo responsável e integra o artesanato e as produções agroalimentares locais numa cadeia comercial que também promove salários e condições de trabalho dignos e a eliminação da exploração nos países em desenvolvimento. A Ruta de la Fusta desenvolvida em Honduras pela Fundación Copade é um exemplo ainda em desenvolvimento de como integrar o turismo responsável com a produção de comércio justo, incorporando a interpretação do patrimônio e o conhecimento da comunidade local como seus elementos-chave.
Sara Gutiérrez, da KOAN Consulting, apresentou as diversas iniciativas turísticas nas quais a entidade está atualmente imersa. Nestas iniciativas trata-se principalmente de fortalecer antecipadamente as instituições e os produtores locais para que possam estar presentes no mercado turístico em condições competitivas. O Plano Interpretativo da Costa Abajo de Colón no Panamá, o Plano de Fortalecimento da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas (Brasil), a elaboração do Plano de Turismo Rural Sustentável da América Central, a implementação do Plano Diretor de Turismo em Santo Tomé e Príncipe são alguns exemplos de como integrar a filosofia do turismo responsável em todas as fases do desenvolvimento turístico.
Apresentou também a iniciativa Travelife, marca de turismo responsável que a KOAN representa na sua introdução em Espanha. A divulgação e sensibilização em turismo responsável é realizada pela KOAN através do Vice-Presidente em Espanha da EARTH-Aliança Europeia para Turismo e Hotelaria Responsável.
Em suma, o turismo responsável é uma forma de fazer turismo e ao mesmo tempo contribuir para mudar o mundo para melhor; e é de esperar que, no futuro, cada vez mais destinos e mais formas de turismo adoptem a filosofia do turismo responsável.
Todas as informações e documentos da Mesa Redonda estão disponíveis na página Rede