As medidas de outono contra os caracóis são eficazes




Foto: sinor.bg

Uma infestação de lesmas vorazes é um desastre para qualquer jardim. Se as pragas não forem controladas, os gastrópodes podem causar sérios danos às plantas cultivadas, consumindo ativamente literalmente tudo o que encontram – sementes, mudas, folhas suculentas e caules de flores e vegetais, raízes e bulbos. O outono é uma estação em que devemos nos esforçar para evitar que isso aconteça novamente.

Nos últimos anos, surgiram novos tipos de caracóis nus, que são grandes e não têm medo de seus inimigos naturais – os pássaros.

Por que o controle dos caracóis no outono é importante?

O fato é que os caracóis já estão botando ovos, que sobreviverão até a primavera. Começam em outubro e continuam até as primeiras geadas. Cada um deles põe até 400 ovos, mas não de uma vez, mas gradativamente – em grupos de 20 a 40 peças. Eles os escondem em lugares isolados onde gostam de viver – para que não sequem ao sol ou se tornem vítimas de predadores. Os moluscos põem ovos nas raízes das plantas e até se escondem em floreiras e vasos externos, entrando por buracos de drenagem ou paredes de escalada. Eles também hibernam bem nas camadas do solo. É claro que nem todos sobreviverão até a primavera, mas serão suficientes para devastar a colheita.

Na primavera, quando as temperaturas noturnas ficam positivas, os jovens caracóis começam a eclodir. Se as temperaturas permanecerem acima de 0 graus Celsius, poderá ser mais cedo.

Como são os ovos?

Os ovos são bolas pequenas (1-3 mm de diâmetro), ligeiramente gelatinosas e de formato irregular. No início são transparentes, mas com o tempo ficam “turvos” e ficam brancos.

Medidas de combate

Iscas comerciais (seguindo as instruções do fabricante) e caseiras podem ser usadas para controlar os caracóis. A maneira mais fácil de fazer isso é colocar pequenas pranchas em locais ensolarados e durante o dia a captura é verificada e recolhida. As pragas se escondem sob eles até a noite. Pedaços de feltro (impermeabilizante de telhado) também podem ser utilizados para esse fim. Os caracóis são recolhidos numa solução salina – 100-150 g por 5 litros de água.

Iscas de cerveja também funcionam bons resultados, mas é importante aplicar à noite, quando os moluscos saem para se alimentar.

Os caracóis também gostam de se esconder no composto. Não é difícil lidar com eles agora, dissolvendo 100 g de uréia em 10 litros de água e regando as bordas da pilha de compostagem, onde costumam se esconder. Sabe-se que altas doses de fertilizantes nitrogenados de dissolução rápida levam as minhocas para um local seguro, mas não morrem. Depois da chuva ou da rega regular, quando as condições se tornam favoráveis, eles voltam.

Medidas preventivas são extremamente importantese incluem o seguinte:

– coleta de palha e folhas caídas em locais úmidos;

– cultivo do solo em profundidade superior a 10 cm;

– afrouxamento frequente do solo em locais úmidos;

– aplicação de fertilizantes superfosfato e potássio no solo;

– introdução de cinza de madeira, muito relevante para solos ácidos;

– corte regular da grama nas áreas gramadas;

– coletar ervas daninhas e resíduos vegetais do jardim;

– remoção de tábuas e resíduos de construção, se sobrarem.

O controle dos caracóis no outono é muito importante, mas antes que eles ponham os ovos. Devemos saber que a maioria dos meios industriais de combatê-los são fitotóxicos e não funcionam nos ovos.

As medidas de outono contra os caracóis são eficazes

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *