As formigas influenciam a composição de espécies das plantas ao redor do formigueiro




As formigas são insetos interessantes. Mais de 12.500 espécies foram descritas, das quais 163 espécies estão na Bulgária. Eles não apenas constroem suas “cidades”, mas influenciam a composição de espécies das plantas e a acidez do solo. As formigas alteram significativamente seu ambiente – assim como os humanos – e sua relação com os pulgões merece atenção especial.

Na maioria das vezes vemos esses insetos nas florestas, onde é impossível não notar as enormes construções das formigas vermelhas da floresta, ou nos jardins, prados e beiras de estradas – é onde vive a formiga preta. A espécie é tão flexível e numerosa que podemos encontrá-la até em edifícios residenciais. As formigas “marceneiras” gostam de viver em árvores antigas e estruturas de madeira. Na maioria das vezes, sob as pedras, mas não só, podemos encontrar uma formiga vermelha e muito picante – myrmika (formiga de fogo). A maioria das outras formigas que encontramos não tem ferrão. Eles mordem com as mandíbulas e borrifam ácido.

As formigas são o maior e único gênero da nossa fauna com uma clara divisão de castas. As diferentes espécies também diferem no seu modo de vida. Fêmeas aladas, machos alados e operárias são a principal versão comumente conhecida, mas mesmo as formigas operárias são divididas em castas. Entre os pica-paus, existem tanto “trabalhadores esforçados” comuns quanto “soldados” grandes e de cabeça grande. A divisão morfológica mais diversa é encontrada nas formigas tropicais – cada inseto tem sua “profissão”.

Sabe-se que as formigas aceleram a decomposição de madeira morta, tocos e folhas secas enquanto procuram material para construir suas casas.

Os cientistas acreditam que as formigas aumentam a fertilidade do solo. Eles misturam e soltam até uma profundidade de 50-70 cm, enriquecendo-o com substâncias orgânicas, nitrogênio, fósforo, magnésio e potássio. À medida que o solo ao redor dos formigueiros está repleto de microbiota benéfica, a decomposição dos resíduos vegetais torna-se muitas vezes mais rápida.

Sanitários da seção

Não é à toa que as formigas (principalmente as vermelhas da floresta) são chamadas de trabalhadoras do saneamento, que regulam o número de pragas em uma determinada área. Eles são carnívoros e alimentam seus filhotes exclusivamente com proteínas. Grande parte de seu cardápio (cerca de 62%) são insetos – pupas de vespas herbívoras, mosquitos de fungo, mariposas de frutas, etc. Em uma temporada, cada grande formigueiro pode destruir de 100 mil a 1 milhão de pragas.

As formigas vermelhas lidam facilmente com lagartas, lesmas e larvas injetando ácido fórmico em seus corpos moles. A partir disso, as pragas morrem, perdem parcialmente a mobilidade ou permanecem aleijadas por toda a vida sem produzir descendentes.

As formigas pretas de jardim, apesar de poderem se alimentar de pragas, raramente as matam. Besouros com casca quitinosa dura e lagartas peludas não são uma parte favorita de seu cardápio. Eles também não caçam insetos que vivem sob a casca das árvores ou no subsolo.

O aparecimento de formigas é quase sempre um sinal da presença de pulgões ou cochonilhas, além de pulgões.

Os pulgões fornecem alimento doce às formigas com suas secreções e, em troca, protegem-nas e até as espalham de uma planta para outra. Não se pode dizer que eles se deleitam com eles – quando a melada acaba e eles precisam de proteínas, eles os comem.

Um por todos

Sabe-se que uma formiga que encontra comida nunca a come sozinha. Ela repassa para os demais companheiros que encontra pelo caminho, e aqueles que receberam sua parte também a compartilham com os demais, alimentando também suas larvas. Uma porção é dada a aproximadamente cada 100 indivíduos. Acontece que ao infectar as formigas operárias, toda a família pode ser envenenada, inclusive as larvas.

A utilização de pesticidas é uma medida de último recurso, justificada apenas nos casos em que não há outra solução. Os agentes químicos atacam o sistema nervoso do inseto e causam paralisia, mas o efeito do veneno sempre traz consequências. Ao matar formigas, matamos também outros insetos, inclusive os benéficos.

Usando aromas repelentes contra formigas

As formigas, principalmente as vermelhas, não gostam de cheiros fortes – louro, salsa, mostarda, canela, alho, absinto, etc. Partes de plantas ou uma infusão delas, se derramadas sobre seus habitats, atuarão como um impedimento.

As formigas pretas de jardim são incrivelmente adaptáveis. Eles construirão novos caminhos ou avançarão e removerão quaisquer obstáculos que estejam em seu caminho.

Cinzas ou bicarbonato de sódio podem ser borrifados no habitat, mas o problema com eles nunca pode ser considerado resolvido. Essa luta é interminável e depois de um ano (ou muito antes) eles reaparecem.

Um fato surpreendente é que as formigas têm memória e capacidade de aprendizagem. Depois de encontrarem uma boa fonte de alimento, eles se lembram do local e voltam a ele repetidas vezes. Nos testes de inteligência, as formigas superam os sapos, as tartarugas e até alguns pássaros.

Devemos decidir por nós mesmos se iremos à guerra com eles ou se faremos a paz com eles. Cada espécie tem o seu lugar – as de jardim no jardim, as de floresta na floresta e as lenhosas nas partes de madeira apodrecida.

As formigas influenciam a composição de espécies das plantas ao redor do formigueiro

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *