Análise Sensorial de Cordeiro na Cooperativa l’Obradora de Manresa

A ação faz parte do projeto Matadouro Móvel para melhorar a qualidade e a sustentabilidade do abate de ovinos.

Nesta segunda-feira, 15 de julho, o Grupo Operativo do Matadouro Móvel, com a colaboração do grupo de investigação do CIRTTA (TECNIO-CERTA), organizou uma análise sensorial do borrego na Cooperativa l’Obradorao Espaço Agroalimentar Compartilhado da Catalunha. A análise comparou a carne de cordeiro abatido em matadouro móvel e a carne de cordeiro abatido em matadouro convencional.

As carnes avaliadas são provenientes da mesma fazenda e possuem as mesmas características, com a única diferença no método de abate: algumas carcaças abatidas em matadouro convencional e outras em Matadouro Móvel.

Durante a degustação, uma amostra representativa do setor, composta por um painel de 12 especialistas, realizou a análise sensorial da carne de cordeiro, orientada por duas técnicas do centro de investigação CIRTTA. Diferentes pedaços de carne cozidos nas mesmas condições foram testados para analisar as qualidades organolépticas das carcaças abatidas nas duas formas. Paralelamente, foi realizada uma análise das mesmas carnes cruas.

O Grupo Operativo do Matadouro Móvel é formado pelos Grupos de Acção Local: Associação para o Desenvolvimento Rural da Catalunha Central e LEADER Ripollès Ges Bisaura, sob os auspícios da Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha (ARCA).

CIRTTA (TECNIO-CERTA), é um grupo de pesquisa da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), especializado em inovação e transferência de conhecimento em tecnologia de alimentos, coletou as pesquisas para processá-las e coletou amostras de carne das duas proveniências sacrificiais para serem analisadas em o laboratório. Os resultados permitirão determinar se existem diferenças significativas entre os dois sistemas de abate.

O projeto Matadouro Móvel responde à necessidade dos pequenos produtores pecuários, especialmente ovinos e caprinos, de evitarem deslocar os animais para os poucos matadouros existentes na Catalunha Central, facilitando assim as vendas diretas e melhorando a qualidade e a sustentabilidade do produto final..

Grupo Operativo do Matadouro Móvel
O Grupo Operacional “Teste, monitorização e escalabilidade de um matadouro móvel de ovinos e caprinos como apoio à pequena agricultura e alívio geracional no mundo rural” é um projecto financiado pela operação 16.01.01 de cooperação para a inovação do Programa de Desenvolvimento Rural de Catalunha 2014-2020.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *