Foto: sinor.bg
Um verão longo e seco com temperaturas extremas e um outono seco representam muitos riscos para as plantas ornamentais perenes, bagas e culturas frutíferas porque não estão suficientemente preparadas para o inverno. Sob tais condições climáticas, as plantas não conseguem compensar a falta de nutrientes após a frutificação ou floração e ficam exaustas. A sua salvação está na rega carregada de humidade, que, se em anos normais for desejável, então neste outono é obrigatório.
Se os invernos na região não são muito rigorosos, o outono é chuvoso e cai uma quantidade suficiente de neve no inverno, que dura até a primavera, então rega úmida não é necessária. Porém, quando falta apenas uma das condições, esta prática é absolutamente necessária.
A eficácia desta irrigação depende da correta execução do procedimento, de acordo com as taxas de rega recomendadas.
Para árvores de 1 a 3 anos São necessários 30-50 litros de água por raiz.
Árvores de 3 a 10 anos precisam de 70 a 100 litros e aquelas com mais de 10 anos precisam de até 150 litros de água.
As colheitas de morango precisam de 30 a 50 litros de águaindependentemente da idade. Eles são regados fazendo sulcos de 15 a 20 cm de profundidade ao redor dos arbustos.
As vinhas precisam de ainda mais água – as jovens de 100-150 litros e as adultas de 200-30 litros.
Verificou-se que quanto mais velhas são as árvores, maior é a necessidade de humidade. Isto é estabelecido como um buraco é cavado a uma profundidade de 40-50 cm e um punhado de terra é retirado. A partir dele se forma um caroço, que é colocado sobre um pedaço de papel. Se o caroço estiver seco e desmoronando, há necessidade imediata de água, e se for denso e úmido, mas não deixar marcas no papel, as quantidades são reduzidas em 1/3. Quando o caroço deixa um rastro molhado, é sinal de que as plantas não precisam de rega.
A rega é realizada após a colheita da colheita e início da queda das folhas, devendo o solo ser umedecido até uma profundidade de 50-70 cm. Para isso, são feitos sulcos ou regados em várias etapas com jato fraco para que a água possa umedecer a zona radicular. bem.
É útil introduzir quantidades adicionais de nutrientes – superfosfato, fertilizante potássico e cinza de madeira.
É importante não fazer preparo profundo ao redor das raízes para não danificá-las.
Os melhores resultados são obtidos entãoa, quando o solo é regado alguns dias antes do resfriamento e congelamento permanente do solo.
A cobertura morta na área do tronco ajudará a reter a umidade do solo e a proteger as raízes das plantas das flutuações de temperatura.
É necessário examinar as plantas quanto à presença de doenças e pragas e, em caso de necessidade, tomar medidas imediatas e adequadas. Isso evitará que hibernem, ao mesmo tempo que ajuda as árvores e arbustos a se adaptarem às condições de outono seco e a se prepararem para um inverno seguro.