A Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha tem a função de coordenar os atores que permitem avançar o espaço de testes agrícolas da Gandesa, entidades indispensáveis para o desenvolvimento da iniciativa.
Gandesa, quinta-feira, 4 de julho de 2024 – A área de testes agrícolas de Gandesa ele já tem gado para colocar seu negócio em funcionamento atividade pecuária a partir deste mês de julho. Com a chegada à fazenda do 93 cabras de Raça de cabra catalã -90 mulheres e 3 homens-, o empresário, criador de gado e pastor Vanessa Salvador iniciou atividade neste espaço especializado em criação extensiva de caprinos e silvipastoriapromovendo assim o relevo agrícola da zona, principal missão dos espaços de provas agrícolas.
oAssociação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha (ARCA) teve um papel notávelcoordenando e acompanhando os atores locais e o setor agroalimentar, que permitem avançar a área de testes agrícolas da Gandesa, entidades indispensáveis ao desenvolvimento da iniciativa.
O objetivo deste espaço de teste agrícola é responder às novas gerações de pastores e pastoras que pretendem ser incorporados no sector primário através da recuperação da actividade agrícola no concelho, de forma a promover a alívio agrícola geracional. Um desafio que se apresenta no âmbito do desafio “Sistema Agroalimentar”, que contempla a Agenda Rural da Catalunha, pilar fundamental do trabalho da ARCA, que servirá para planear o equilíbrio territorial e as políticas de coesão do país, desenvolvendo diversas ações que dão um resposta e que deve ser executada nos próximos anos.
Marc Gonzálezcoordenador da ARCA e responsável pelo apoio na área de testes agrícolas da Gandesa, considera que iniciativas como esta são “uma importante ferramenta para incentivar novas incorporações agrícolas e assim rejuvenescer o setor e, portanto, favorecer o alívio agrícola“.
Desde a ARCA, eles permaneceram numerosos sessões de trabalho com os atores do território interessados na promoção do setor agroalimentar através deste projeto. Assim, a entidade assumiu o comando acompanhar os atores envolvidos na governança do espaço de teste agrário. Por um lado, a Escola de Pastores e Pastores da Catalunhaque é proprietária da fazenda onde o projeto é desenvolvido e é responsável pelo apoio jurídico.
Por outro lado, oCâmara Municipal de Gandesaque atua em escala local com os equipamentos do espaçodisponibilizando o imóvel onde ocorre a atividade, entre outros. Eles também estão ligados a esta iniciativa Câmara Municipal de Terra Alta e o Consórcio Inter-regional de Iniciativas Socioeconómicas (CIS).
A ARCA tem trabalhado na busca e conquista de financiamento do espaço de testes agrícolas em Gandesa, investimentos financeiros que permitiram avançar com o projeto e que foram graças ao Projeto de especialização territorial e competitividade (PECT)Aldeias Vivas e Ativas, al Rede do Grupo Operacional de Espaços de Provas Agrárias (GO RETA)no Conselho Provincial de Tarragona, entre outros.
O triplo objetivo da área de testes agrícolas de Gandesa
Assim, a partir deste espaço de testes agrícolas, estamos trabalhando para alcançar um triplo objetivo: o recuperação da raça ancestral e autóctone da Cabra Catalãuma corrida muito produtiva; o produção de carne caprina e o prevenção de incêndio com pastoreio.
Salvador foi o selecionado no concurso aberto no final de 2023, para preencher uma vaga e realizar a prova de atividade pecuária neste espaço, cumprindo requisitos, direitos e deveres específicos. Em janeiro passado, foi disponibilizado ao empresário um propriedade adequado para pastagem de gado, um curral e o materiais e ferramentas necessário para a gestão diária da fazenda. Desde então, Salvador, ex-aluno da Escola de Pastores i Pastores da Catalunha, trabalha na plano de negócios eu os equipamentos do espaço para iniciar a atividade pecuária neste verão.
Com a chegada do gado no final de Junho, inicia-se a actividade pecuária na quinta e a pastora começou a trabalhar para atingir os seus objectivos. “A curto prazo quero trabalhar o vínculo entre as cabras e os cães, para tornar os pastos muito agradáveis”, afirma
Outro aspecto fundamental da área de testes agrícolas de Gandesa é o manejo florestal, num contexto como o da atual emergência climática. Através do pastoreio, reduz-se o combustível florestal, o que, em caso de incêndio, dificulta a propagação do fogo. A proteção ambiental também é um fator importante na iniciativa. É um projeto de pecuária sustentáveljá que através do pasto há vantagem do recursos naturais e um aumento fertilidade do solo.
Espaços de testes agrícolas como ferramenta estratégica de incorporação ao setor agrícola
Os espaços de testes agrícolas surgem da necessidade de apoiar as novas gerações que pretendem ingressar no mundo agrícola e encontram múltiplas barreiras, como acesso à terra e ao crédito, falta de experiência prática ou falta de conhecimento das redes no território que facilitam o desembarque no setor. Ao mesmo tempo, eles também respondem ao falta de alívio geracional existentes nas empresas agrícolas familiares.
Os espaços de testes agrícolas, portanto, têm a vontade de facilitar o processo de incorporação progressiva dos agricultores do sector, minimizando ao mesmo tempo o risco envolvido na realização de negócios no sector agrícola. Durante a prova de atividade, o empresário pode testar o seu projeto agrícola, adaptá-lo ao longo do tempo e testar as suas próprias capacidades e competências com autonomia, facilitando ao mesmo tempo uma incorporação agrícola mais sólida e com maiores garantias de continuidade.
Marc González da ARCA destaca que “os espaços de testes agrícolas são dispositivos de inovação social, que respondem a desafios até agora não resolvidos, através do relacionamento e da cooperação entre os atores do território“. Para isso, os espaços de testes agrícolas cumprem três funções: oferecem apoio jurídico, facilitam o apoio físico para o desenvolvimento da atividade; e apoiam o empreendedor em todo o seu processo de incorporação. Apoio abrangente desde o início que o transformou numa ferramenta inovadora para ajudar a reverter a tendência atual de falta de apoio geracional.
Atualmente, na Catalunha existem 5 espaços de testes agrícolas em funcionamento em todo o territórioe 5 espaços de testes agrícolas que estão no fases finais de preparação e planejamentoe que deverá ser lançado nos próximos meses.
Sobre a Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha
ARCA é a rede regional para o desenvolvimento rural e marítimo da Catalunha que apoia e representa os 11 Grupos de Ação Local (GAL) e os 5 Grupos de Ação Local da Pesca (GALP). A entidade, em colaboração com o Departamento de Ação Climática, Agenda Alimentar e Rural, tem a missão de revitalizar o mundo rural e marítimo, facilitando às pessoas que aí vivem e trabalham uma melhor qualidade de vida e novas oportunidades.
Promove e participa em projetos inovadores, seguindo a metodologia de trabalho LEADER, que visa o desenvolvimento integral dos espaços rurais e marítimos com a participação e consenso dos atores locais. Através do networking e da cooperação, capitalizam a tomada de decisões, fornecendo soluções e ações transversais e integradas no território. Além disso, a ARCA atua para ter representatividade e presença em estados nacionais, europeus e internacionais.
Uma das principais áreas de trabalho da ARCA é a Agenda Rural Catalã, uma ferramenta transformadora ao serviço dos cidadãos, para promover um mundo rural mais justo, sustentável e éticoe também coopera para impulsionar o desdobramento territorial da Agenda Marítima da Catalunha. Através da implementação de uma série de políticas e ações para lidar com os principais desafios do setor, estas ferramentas devem garantir o desenvolvimento territorial, económico e social dos próximos anos.