A rainha das flores secas – gomphrenata, não tem medo do calor nem da geada




sinor.bg

A gomphrenata é uma flor muito elegante e impressionante da família “Styrovi”, parente do amaranto e da celosia. Chamam-na de rainha das flores secas – imortal e imorredoura, é linda em canteiros e inimitável em diversas composições. Nos tempos antigos deste propriedades místicas foram atribuídas à flor e considerou-o um símbolo da infinidade da vida.

À primeira vista parece uma flor bastante modesta, mas é digna de admiração e floresce de junho até as geadas de outono. E no sul da Bulgária você pode ver gomphrens floridos mesmo no final de novembro e início de dezembro.

Amaranto – superalimento, vegetal e remédio

As inflorescências não mudam de cor não só durante a floração, mas também depois. O aparecimento de novas variedades enriquece constantemente a gama de cores. A gomphrena Sverich (globular) é a mais comum e sua popularidade entre floristas e paisagistas está em constante crescimento.

O gênero de gomphrenata conta até 90 espécies. A maioria deles é originária dos trópicos da América e da Austrália. Na sua terra natal, estas plantas são valorizadas não só pelas suas qualidades decorativas, mas como alimentos e matéria-prima para o preparo de medicamentos.

Papoila da Califórnia

Gomphrenata é caracterizada por folhas acinzentadas, opostamente ovais, cobertas de pelos e pequenas flores, coletadas em inflorescências globulares (2-4 cm de diâmetro), semelhantes ao trevo. Sob cada inflorescência há duas pequenas pétalas que lembram “orelhas”.

As pétalas são pintadas em cores diferentes – roxo, rosa, rosa, vermelho (carmim), laranja, branco ou amarelo.

A gomfrena esférica é a mais comum em nosso país. Ele se forma arbustos com altura de 30-60 cm, e as inflorescências estão localizadas no topo dos caules e ramos principais. Existem também variedades compactas, atingindo 15 cm de altura. Semelhante ao globular é o gomphren rastejante, cujos caules estão localizados horizontalmente e podem ser usados ​​​​como flores de cobertura para jardins de pedras e bordaduras. Desde que não tenham suporte, as hastes caem e são uma excelente solução para pendurar cestos. A gomphrenata pode ser utilizada para diversas composições que mantêm suas qualidades decorativas e beleza por vários anos.

Como uma regra as sementes são retiradas das hastes centrais e mantêm a viabilidade até 3 anos. Em maio-abril podem ser semeadas em local permanente, e se quisermos uma floração mais precoce podemos fazer mudas.

Os requisitos para o cultivo são semelhantes aos de uma cultura tropical – esta flor gosta de locais ensolarados, protegidos de correntes e ventos, mas em geral é uma verdadeira espartana. Tolera a seca, solos argilosos, arenosos e secos. As condições ideais são: local ensolarado e quente, solo solto e bem drenado, mas moderadamente rico em nutrientes e rega moderada.

Quanto mais sol, mais cores. Em solos ricos, desenvolve uma massa vegetativa luxuriante e menos flores que aparecem posteriormente. Gomphrenata é uma planta extremamente resistente ao calor e a alta umidade do solo e do ar pode ser prejudicial às plantas.

Gomphrenata também pode ser cultivada em vaso de flor e em condições adequadas floresce o ano todo, cortando as flores bem desenvolvidas e maduras, permitindo o aparecimento de novas.

Na antiga América do Sul, as flores do gomfren globular eram usadas como alimento. Hoje é usado na medicina popular para bronquite crônica aguda e asma brônquica., tosse, visão turva, vertigem e tuberculose. Para isso, prepare 2 a 3 colheres de chá em um copo de água por 3 a 5 minutos ou use como aditivo ao chá.

A rainha das flores secas - gomphrenata, não tem medo do calor nem da geada

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *