A flor do sol papoula da Califórnia (Esholtia)




sino

Escholtia, ou papoula da Califórnia, é uma flor despretensiosa que adora muito sol, solo arenoso permeável e seco. É chamada de “filha do vento” porque suas flores balançam levemente à mais leve brisa – como delicadas borboletas contra o fundo de folhas verde-acinzentadas. Floresce abundantemente de maio a outubro. A cor das flores vai do branco, amarelo, laranja, rosa ao vermelho púrpura. Existem também espécies variadas – amarelo e laranja, vermelho e branco, etc.

Escholtia é um símbolo da Califórnia e é por isso que se tornou popular com esse nome. Em sua terra natal – a América, é cultivada como uma planta perene resistente ao frio com uma altura de 35-40 cm, mas em nosso país só pode hibernar em invernos amenos em algumas partes do sul da Bulgária. É cultivado principalmente anualmente.

A papoula da Califórnia não tolera umidade excessiva, solos ácidos e fertilizantes orgânicos frescos. Não tolera transplante. As flores abrem apenas em dias claros. Eles fecham em dias nublados e à noite.

A flor é densamente ramificada e forma arbustos compactos ou rastejantes com flores únicas em forma de taça, de 5 a 8 cm de diâmetro e lindas folhas verde-acinzentadas finamente dissecadas. Brilhando na pasta de cera, as folhas perfuradas da escholtia lembram os do absinto e o nome popular é “absinto”, mas as duas plantas são de famílias diferentes.

A papoula da Califórnia é semeada no início da primavera – março ou início de abril em local permanente, porque é uma das plantas que em hipótese alguma tolera o transplante. Para a semeadura na primavera, é bom guardar as sementes em local fresco (talvez na geladeira).

A semeadura pré-inverno também é possível – é semeada no final de outubro ou novembro. As sementes são semeadas em ninhos a uma distância de 15 a 20 cm entre si e a uma profundidade de 0,5 cm. Germinam a uma temperatura de 16 a 18 graus Celsius. As plantas sobrevivem em temperaturas negativas de 5 a 6 graus negativos.

A semeadura pré-inverno permite que a floração ocorra mais cedo e seja muito mais abundante porque as plantas crescem rapidamente.

Escholtia começa a florescer 35-40 dias após o plantio das sementes. Para terem flores constantes, podem ser semeadas até o final de junho.

As sementes da escholtia são pequenas, esféricas, e os frutos são vagens pontiagudas encapsuladas, que se abrem quando totalmente maduras. Isso permite a auto-semeadura completa e o crescimento em um só lugar por muitos anos.

A flor do sol papoula da Califórnia (Esholtia)

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *