Esta é a primeira tentativa de produção de mudas de espécies frutíferas florestais nativas da região
Em 25.11. 2024 uma equipe conjunta da Agência Executiva Florestal, WWF Bulgária e North-West State Enterprise – cidade Vratsa iniciou uma iniciativa pioneira, plantando sementes de espécies de árvores frutíferas florestais locais no viveiro localizado no território do TP “DGS Berkovitsa”.
A equipe coletou sementes durante o verão, concentrando-se em variedades locais de espécies frutíferas florestais, incluindo cereja, ameixa, pêra e maçã – uma seleção baseada inteiramente em pesquisas sobre a dieta dos ursos na região. Esta é a primeira tentativa de produção de mudas de espécies frutíferas florestais nativas da região.
As atividades e equipes do dia foram divididas em dois grupos principais. Um grupo concentrou-se na plantação das sementes recolhidas no viveiro, enquanto a outra parte da equipa trabalhou na manutenção do terreno, na limpeza da vegetação excessiva e na poda de árvores de fruto silvestres num dos principais habitats da região dos Balcãs Ocidentais. A iniciativa foi realizada no âmbito da implementação das atividades do projeto “DRP0200359 ForestConnect – “Rumo à conectividade florestal climaticamente inteligente para grandes carnívoros na região dos Balcãs-Cárpatos”.