A beladona é um sério inimigo do tomate, da pimenta e de muitas frutas




Foto: sinor.bg

A lagarta do algodão é uma praga perigosa de plantas cultivadas e causa danos muito graves, mas também ataca muitas plantas selvagens. Todos os anos, as lagartas da erva-moura danificam cada vez mais tomateiros. Portanto, assim que notarmos os primeiros vestígios, devemos tomar medidas imediatas.

O cardápio da beladona inclui uma ampla variedade de plantas (mais de 120 espécies cultivadas e silvestres) – pimenta, berinjela, uva, morango, mas os mais afetados são tomate, feijão e milho.

No caso do tomate, as lagartas iniciam o ataque assim que aparecem nas folhas, botões, flores e caules, e posteriormente picam os frutos ainda verdes – alimentam-se de seu conteúdo e os danificam. Eles param de se desenvolver, deformam-se e então as áreas danificadas tornam-se um local favorável para o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas.

Características da camisola de algodão

Para facilitar o combate à praga, precisamos conhecer suas características. As borboletas da beladona primeira geração geralmente começa a voar em maio e botam seus ovos. As lagartas vorazes eclodem deles em três dias. A luta contra eles é complicada pelo fato de esses glutões se esconderem no chão durante o dia e saírem à noite para fazer seu trabalho infernal, como verdadeiros ladrões.

O processo de crescimento e desenvolvimento das lagartas da beladona não leva mais que duas a três semanas, mas nesse período elas devoram tudo o que gostam – folhas, caules, flores, frutos, deixando para trás excrementos líquidos. Frutas roídas por lagartas apodrecem rapidamente e tornam-se impróprias para consumo.

O combate à lagarta do algodão também é dificultado pelo fato de uma geração ser substituída muito rapidamente por outra, e o pico de atividade da praga ocorrer quando os frutos já são grandes e começam a amadurecer, o que impossibilita a pulverização das plantações. com preparações fortes.

Sinais da presença de beladona

As borboletas voam à noite e é impossível vê-las durante o dia, e as lagartas ficam escondidas no solo durante o dia. Podemos julgar a sua presença pela presença de: ovos brancos localizados em grupos nas folhas, buracos nas folhas que crescem com o tempo e apenas permanecem as nervuras, botões e nós danificados, bem como buracos nos tomates com parte mole roída .

Lutando contra a erva-moura do algodão nos tomates

É muito difícil lidar com a erva-moura – as lagartas são numerosas e ela se multiplica muito rapidamente. Durante o dia, eles se escondem no solo – na base dos tomateiros, mas a extração manual é um trabalho bastante trabalhoso. Eles se alimentam apenas à noite.

O uso de inseticidas é mais eficaz quando direcionado contra lagartas jovens antes que ataquem os frutos. Os adultos são significativamente mais resistentes à ação das preparações. Para o combate são utilizados: Helicovex – é um inseticida viral; Koragen – inseticida diamida, etc.

A pulverização deve ser repetida após uma semana, quando uma nova geração aparece. Três gerações se desenvolvem anualmente.

Além do tratamento com inseticida, é útil remover todas as ervas daninhas da parcela, trabalhar o solo após a colheita para destruir as pragas do inverno.

A beladona é um sério inimigo do tomate, da pimenta e de muitas frutas

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *