“Não temos dúvidas nem na primeira nem na segunda amostra”, disse Takhov.
Colhemos mais de 300 amostras e os resultados são 100% positivos. Isto foi dito pelo Ministro Interino da Agricultura e Alimentação, Georgi Tahov, após a reunião de hoje do Conselho Central de Epizootias, comentando o caso estabelecido de peste em pequenos ruminantes numa instalação em Velingrad.
“Não temos dúvidas nem na primeira nem na segunda amostra”, disse Takhov.
Ele acrescentou que foi autorizado pelo primeiro-ministro Dimitar Glavchev e pelo Conselho Central de Epizootias a manter uma conversa com a parte afetada, a fazenda em Velingrad. “A regulamentação é categórica, os animais devem ser destruídos para acalmar o surto. Se não terminarmos isto, cairemos automaticamente sob a sanção de que o nosso país deixa de escoar mercadorias de origem animal, estou a falar de ovinos e caprinos, e dos produtos primários e transformados deles em todo o território da União Europeia, ” Takhov explicou.
O ministro titular disse que quando os animais forem destruídos, os agricultores serão integralmente indenizados conforme portaria e instruções em vigor. Os agricultores receberão a compensação em tempo hábil, beneficiarão das compensações adicionais e poderão restaurar as suas explorações dentro de um ou dois meses, assegurou Takhov. Os animais devem ser destruídos para acalmar o surto, explicou o ministro interino. Ele compreendeu que estavam a ser enviadas amostras para a Grécia, mas não havia informações de que animais foram colhidas e como as amostras foram colhidas.
Se houver outro desafio aos resultados, que não aconselho, tenho um mandato para que as amostras colhidas sejam enviadas ao Laboratório Nacional de Montpellier, o laboratório-mãe de toda a UE, para se pronunciar sobre elas. Isto é feito para tirar quaisquer dúvidas, afirmou também o ministro da Agricultura. Depois disso, os resultados levarão até 10 dias, após os quais absolutamente todas as possibilidades serão esgotadas, disse Takhov.
Estamos 100% convencidos de que os animais estão doentes. Apoiamos as ações dos especialistas e estas são as nossas sugestões. Prosseguindo com a destruição com total empenho em ações de acompanhamento para indenização ou se houver novo litígio, a última instância é Montpellier, disse o ministro.
Ele garantiu que conversou com os agricultores, eles sabem perfeitamente o valor dos benefícios de acordo com o tipo de raça que possuem e o que vão obter. Não posso dar números, salientou o ministro e acrescentou que mantém uma conversa com os agricultores.
Porém, segundo Georgi Takhov, o processo é politizado. Ele disse que teve uma reunião em Velingrad com os proprietários das fazendas afetadas e eles disseram que estavam prontos para agir. No entanto, algumas outras forças apareceram e ainda estão lá, tentando mudar a opinião dos agricultores, destacou o ministro. Ele apela aos agricultores de Velingrad para que não cedam às provocações, porque já existem muitos apelos e opiniões de outros criadores de animais, que nos convidam a destruir este surto o mais rapidamente possível porque têm medo de que o surto se espalhe a outros criadores de animais sites, apontou Takhov.
No início da semana, foi detectado um surto de peste de pequenos ruminantes em explorações agrícolas em Velingrad. “É indiscutível que existe uma doença, mas para responder aos pedidos dos agricultores e garantir a transparência, faremos uma nova amostragem”, disse Takhov em 26 de novembro. Enfatizou que a decisão de uma segunda amostra não foi ditada por dúvidas sobre os resultados iniciais, mas foi uma medida para restaurar a confiança entre as instituições e as partes afetadas.