A propriedade está cercada por fitas que dizem ‘propriedade privada’
Dezenas de pessoas de todo o país reuniram-se em protesto em frente a uma quinta de ovelhas em Velingrad, onde foi detectado um surto de peste de pequenos ruminantes. As pessoas afirmam que vieram apoiar o dono da fazenda. Alguns deles disseram que estavam dispostos a ficar o tempo que fosse necessário para salvar os animais.
A propriedade está cercada por fitas que dizem “propriedade privada”.
Há uma presença policial crescente no local, não há tensão entre os manifestantes e as autoridades. Neste momento, um dos proprietários da quinta, Dimitar Iliev, pediu à comunicação social que não o incomodasse, mas falou com as pessoas que vieram apoiá-lo.
Seu pai, Georgi Iliev, disse aos jornalistas que a fazenda é todo o seu sustento. Joguei fora a minha saúde, amo os meus animais, se eles os destruírem, nós também morremos, disse ele e pediu ajuda ao ministro interino da Agricultura. Segundo ele, as ovelhas não adoecem com peste. Estes animais raramente são encontrados na Bulgária, há anos que os guardo, esta raça é dos nossos antepassados, são fortes como rochas. Se estivessem doentes, morreriam, disse Iliev.