Pragas e doenças de jardim que vivem em folhas e frutos caídos




No final da temporada, sobra sempre algum resíduo debaixo das árvores de fruto e dos arbustos de frutos silvestres. Muitas vezes não conseguimos recolher a tempo todos os frutos e folhas caídos, e eles representam um perigo para a próxima estação.

O que pode viver no lixo e é preciso recolher tudo?

Antracnose de groselha e groselha preta

A antracnose é a doença mais comum que ataca essas culturas de frutos silvestres. É uma doença fúngica que ataca primeiro as folhas e depois os frutos, causando desfolha prematura. Se não for controlado, pode eventualmente levar à perda da planta.

A antracnose se espalha através de restos de plantas infectadas e do solo. O agente causador da doença hiberna nas folhas caídas.

Verme da fruta pêra

O verme da pêra é um inimigo sério, cuja lagarta é muito pequena, mas os danos causados ​​​​por ela são grandes. É possível que a maioria dos frutos caia em apenas 1-2 noites – como se uma forte tempestade tivesse passado, mas nada fosse visível externamente. Se olharmos com atenção, notaremos que alguns deles têm um pequeno orifício redondo que leva à vagem. Ao ser cortado, percebe-se que as sementes e a cápsula da semente estão destruídas.

Borboletas que voam por 25 a 35 dias não são perigosas porque se alimentam do néctar das ervas daninhas em flor ou bebem apenas água. Eles só põem ovos em frutas. Após a eclosão, a lagarta morde e a casca do ovo permanece por algum tempo no fruto e cobre a abertura. Eles não passam de uma fruta para outra.

Deixá-los debaixo da árvore pode destruir completamente a colheita no ano seguinte, porque eles são capazes de passar o inverno na camada superficial do solo e sobreviver lá com segurança.

As variedades tardias de peras são danificadas mais severamente.

Mariposa da maçã

Seu nome engana que só ataca maçãs, mas também ataca ameixas, damascos, marmelos, etc. Os adultos são borboletas indefinidas com envergadura de até 1,8 cm. O grande perigo para o jardim são as lagartas, que crescem até 2,0 cm.

O ciclo de vida da praga se repete e em um ano pode desenvolver até 4 gerações. Na maioria das vezes, a lagarta penetra no fruto no local do pedúnculo, causando o apodrecimento. Cada lagarta pode destruir de 5 a 7 maçãs em uma temporada.

A mariposa põe seus ovos no lado sombreado das árvores e no verso das folhas e, após 1-2 semanas, as lagartas eclodem. Eles primeiro se alimentam das tenras folhas verdes e depois passam para os frutos. É possível encontrar mais de uma lagarta em uma fruta.

As pragas hibernam em casulos brancos e sedosos sob a casca ou na camada superficial do solo, mas perto das raízes.

É importante não deixar folhas e frutos caídos sob as árvores frutíferas e arbustos, pois isso aumenta significativamente o quadro infeccioso de todo o jardim. Devem ser retirados em tempo hábil e, se possível, o solo deve ser cultivado no outono a uma profundidade de até 25 cm.

Pragas e doenças de jardim que vivem em folhas e frutos caídos

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *