Semeadura e plantio antes do inverno – sim ou não?




Foto: sinor.bg

O plantio pré-inverno de hortaliças é uma prática comum e se baseia no desejo de obter uma colheita mais precoce, o que é uma vantagem inegável no início do próximo ano, ainda mais porque também nos libera parcialmente do trabalho no início da primavera. . Existem pesquisas científicas sobre a resistência das plantas e a qualidade do rendimento desta cultura porque os vegetais endurecem no inverno.

Porém, o importante é utilizar culturas e variedades que apresentem maior resistência ao frio. Cenoura, salsa, erva-doce, beterraba, cebola, ervilha, feijão verde, espinafre, nabo, azeda, aipo, coentro, sálvia etc. Podemos plantar cebola, alho, alface e alface.

Nos últimos anos, no entanto, os invernos tornaram-se cada vez mais instáveis, com vagas de frio muitas vezes dando lugar a temperaturas em rápido aumento. Sob tais condições as sementes também podem germinar no invernomas quando o tempo frio voltar eles morrerão. As flutuações de temperatura representam riscos muito sérios para a semeadura e plantio antes do inverno.

Um requisito importante a ter em mente que com a semeadura pré-inverno, o consumo de sementes aumenta em 20-30%.

Portanto, tendo em mente os caprichos do tempo e sua imprevisibilidade, o método de mudas é preferível.

Outra opção de colheita antecipada também é possível, dando bons resultados em regiões mais frias. No outono, os canteiros são preparados e, no final do inverno ou início da primavera, cinzas, turfa, esterco podre ou solo enriquecido são espalhados pela superfície do solo. Desde que haja neve, isso irá acelerar o seu derretimento. São colocados arcos e os canteiros cobertos com papel alumínio ou tecido não tecido para aquecer bem o solo.

As sementes que são plantadas em solo já aquecido foram pré-tratados para acelerar a germinação ou germinaram. Isso encurta o tempo até a germinação e protege as plantas jovens das flutuações de temperatura. Desta forma é um pouco mais difícil, mas mais confiável.

Na semeadura pré-inverno, utiliza-se material completamente secoe se a descontaminação for imperativa, a secagem subsequente é obrigatória.

O sucesso depende de muitos fatores, mas um deles é o preparo do solo de qualidade. Deve ser bem limpo de quaisquer resíduos vegetais, descontaminado, bem como devidamente enriquecido (dependendo do tipo de cultura) com fertilizantes minerais e orgânicos. Durante o preparo pré-semeadura, são aplicadas apenas as quantidades necessárias de superfosfato e sulfato de potássio, e nitrogênio – na primavera. Os fertilizantes orgânicos devem ser adaptados à tolerância da cultura que iremos cultivar.

Para a semeadura antes do inverno, os sulcos são feitos com mais frequência e a profundidade é maior que o normal em 1,0-1,5 cm.

Podemos escolher qual opção usar para obter uma colheita mais precoce.

Semeadura e plantio antes do inverno - sim ou não?

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *