Todos os jardineiros estão bem conscientes da importância da acidez do solo. Nem todo mundo possui um medidor de pH de campo. Neste caso, podemos utilizar as plantas indicadoras que crescem bem em “solo ácido”.
Inspecione cuidadosamente as plantas na parcela
Se você constatar a presença de apenas uma das plantas indicadoras, não se precipite em concluir que o solo apresenta acidez aumentada. Quando há representantes de várias espécies e parecem saudáveis e fortes, então o solo é realmente ácido.
Nardus stricta pode ser chamado de um verdadeiro “teste decisivo”. Esta planta perene com folhas esbranquiçadas salientes (finas como um fio) pertence à família Poaceae. Atinge uma altura de 15 a 30 cm.
Sua característica é crescer em locais com muito sol e tolerar com tranquilidade a compactação do solo.
Kalluna é um arbusto perene baixo (30-50 cm) da família das urzes. Possui folhas pequenas e flores rosa-púrpura.
Assim como o cartel, prefere crescer em locais bem iluminados. Gosta de solos soltos, permeáveis e ácidos.
Hortênsia de folha larga
Esta bela planta ornamental caracteriza-se pelo fato de poder mudar a cor de suas inflorescências dependendo do pH do solo.
Quanto maior a acidez do solo, mais frias (azul ou roxa) adquirem as tonalidades das inflorescências.
Em solos alcalinos, a hortênsia floresce em tons suaves de rosa.
É importante saber que todos os tipos de hortênsias preferem solo ácido e nele se desenvolvem e florescem ativamente, mas apenas algumas mudam de cor.
Pântano triste
Planta herbácea da família do botão de ouro com até 40 cm de altura. Prefere crescer em locais úmidos e solos ácidos.
A planta é venenosa, principalmente durante a floração.
Trevo branco
Todos os tipos de trevo preferem solos ligeiramente ácidos a neutros. Só o branco gosta e se desenvolve bem no azedo. Tolera bem a água estagnada e cresce rapidamente.
Como um excelente siderado, é capaz de converter o nitrogênio em uma forma disponível para as plantas.
Tremoço
O tremoço é uma bela planta ornamental bienal ou perene que prefere solos ácidos. Também é cultivado como siderado, pois enriquece o solo com nitrogênio, graças às bactérias simbióticas que vivem nas raízes e.
Dente de leão comestível
Planta perene com flores amarelas brilhantes, lembrando um pântano. Possui folhas tripartidas, um pequeno rizoma e atinge uma altura de 15-40 cm.
Cresce bem em locais sombreados e em solos ácidos e úmidos.
Banana
Uma erva daninha perene despretensiosa com sistema radicular fibroso, crescendo em abundância em solos alagados e levemente ácidos.
Violeta tricolor
Cresce bem em solos ligeiramente ácidos. Existem muitas variedades de violeta tricolor – com flores de diferentes tamanhos e pétalas tingidas em cores diferentes.
A prática mostra que em solos neutros ou alcalinos as flores tornam-se pequenas e degeneram gradualmente.
Azeda de cavalo
Erva perene com caule ereto com nervuras e folhas avermelhadas em forma de lança na parte inferior. Sua altura é de 30 a 60 cm.
O aparecimento de azedinha é um sinal de alta acidez do solo – pH 4,5-5,5. Esta planta é uma planta indicadora maravilhosa que não consegue sobreviver em solos neutros ou alcalinos.
Cavalinha de campo
Planta perene da família da cavalinha com até 40 cm de altura. Pode crescer em diversas condições, mas prefere solos férteis com umidade moderada e alta acidez. Se o local for dominado por estas plantas, significa que devemos começar imediatamente a desoxidar o solo, sendo bom fazê-lo anualmente, de acordo com as necessidades da respetiva cultura.