Causas da deformação dos tubérculos de batata




Às vezes, os tubérculos de batata podem ter formatos muito bizarros e diferentes das características varietais. O que os produtores chamam de “batatas feias” é um “fenômeno de crescimento secundário” para os profissionais. É importante saber o que causa isso e se podemos evitar essa alteração no formato dos tubérculos.

Causas da deformação dos tubérculos de batata

A formação de tubérculos na batata é caracterizada pelo crescimento longitudinal e transversal do estolão. Em climas temperados, durante uma estação de crescimento ativa, os estolões crescem e os tubérculos são formados. Em temperaturas de +25 graus Celsius, sua formação cessa e os estolões se alongam, ramificam-se e às vezes se transformam em caules aéreos. Quando a temperatura cai, os tubérculos voltam a crescer, deformando-se no processo.

Em condições de frio prolongado (tempo nublado, chuva, inundações), novos tubérculos secundários se formam nos estolões, o que impede o desenvolvimento dos já formados.

Os tubérculos que diferem na forma do que é considerado característico de uma determinada variedade são deformados. Isso inclui tubérculos que lembram uma garrafa, haltere ou outro formato indeterminado, bem como aqueles com protuberâncias. A forma depende diretamente do momento da mudança das condições climáticas. Se ocorrer clima desfavorável no início da formação do tubérculo, ele fica em formato de pêra e, quando está no meio, as duas partes formadas podem ser do mesmo tamanho – algo como um haltere. Quando há uma mudança repentina no clima no final da estação de cultivo, os tubérculos ficam cobertos de protuberâncias – geralmente pedaços de diferentes formas e tamanhos.

A vitreosidade dos tubérculos é devido à ausência de grânulos de amido na polpa. Manifesta-se em tubérculos que se formaram mais cedo que outros, quando após a morte da parte aérea, os tubérculos mais jovens localizados ao longo do estolão retiram energia dos mais velhos, obrigando-os a converter o amido. Isso leva a uma mudança no tecido deles e torna-se translúcido, seguido de deformações.

Estes sintomas são geralmente causados ​​por uma mudança nas condições de cultivo, especialmente quando um período quente prolongado é seguido de chuvas.

As mudanças nas condições são a razão para o prolongamento da formação de tubérculos – ocorre uma segunda fase irregular e um “fenômeno de crescimento secundário”. Isso leva ao aparecimento de formas incomuns e vitrificação dos tubérculos.

Medidas para evitar a deformação dos tubérculos e o aparecimento de vitrificação

1. É necessário preparar adequadamente o solo antes do plantio dos tubérculos, principalmente no cultivo de variedades propensas à deformação. Batatas gostam de solo bem drenado, arenoso e levemente ácido – com pH de 6,0 a 6,5.

2. Aplicação de tecnologia de cultivo de batata que evita o crescimento desigual.

3. Para variedades com tendência à deformação e formação de tubérculos secundários, é obrigatória a retirada precoce das partes aéreas ou a redução do tempo entre a secagem natural e a colheita.

4. Cultivo de variedades adaptadas a condições climáticas específicas.

Causas da deformação dos tubérculos de batata

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *