Sustentabilidade Empresarial é promovida em Solsonès

O Consórcio para o Desenvolvimento da Catalunha Central juntamente com a Câmara Municipal de Solsonès trouxeram o conceito de RSE para o meio rural. O Consórcio para o Desenvolvimento da Catalunha Central juntamente com a Câmara Municipal de Solsonès realizaram uma conferência na passada sexta-feira, 28 de maio, para apresentar o conceito de Responsabilidade Social Corporativa aos representantes de organizações públicas e privadas de Solsonès.

O dia foi inaugurado pela ilustre presidente da Câmara Municipal de Solsonès, Marià Chaure, acompanhada pelo presidente do Consórcio para o Desenvolvimento da Catalunha Central, Xavier Casoliva. A programação começou com a apresentação do projeto Gestão Rural Sustentável (CGS) pela técnica de RSC do Consórcio, Laia Espasa Bosch. Este projeto de cooperação interterritorial é um compromisso partilhado por 18 territórios da Catalunha, Ilhas Baleares e Aragão que promove a gestão empresarial em entidades públicas e privadas do mundo rural, através do desenvolvimento de uma metodologia comum para a implementação de políticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). ) nas empresas que beneficiam de subvenções Leader. Seguiram-se as explicações do especialista Josep Maria Canyelles, promotor da empresa Colaboração e Responsabilidade Global. Segundo Canyelles, o conceito de RSE deve ser entendido como “um modelo de negócio, que faz parte da estratégia da organização”. Para terminar o dia, desfrutámos da mesa de experiências.

Em primeiro lugar com a empresa Ninkasi, especializada no fabrico de cerveja e malte, que partilhou com os participantes a sua experiência na implementação da RSE. Um processo que vem trazendo valor agregado à organização, ajudando a valorizar e preservar seu entorno imediato. E finalizou com material audiovisual elaborado pelo Grupo de Ação Local da Garrotxa. A implementação desta nova cultura empresarial no meio rural visa melhorar a gestão e a competitividade das empresas do território rural, tendendo para territórios socialmente responsáveis, através de políticas de gestão económica, social e ambiental que respeitem as pessoas e o ambiente.

Laia Espasa Bosch

Consórcio para o Desenvolvimento da Catalunha Central

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *