O encontro serviu para apresentar um vídeo promocional que pretende reivindicar o valor das oficinas partilhadas no meio rural.
Nesta quinta-feira, 9 de novembro, foi realizada uma encontro de promotores e gestores de oficinas agroalimentares partilhadasorganizado pela Associação de Iniciativas Rurais da Catalunha (ARCA) no município de Jorba (Anoia). Este é o quarto encontro organizado pela organização nos últimos dois anos, mas é o primeiro realizado presencialmente. E fê-lo com um sucesso absoluto de participação, já que reuniu um total de 33 pessoas, representando 19 oficinas partilhadas diferentes, algumas em plena atividade e outras à espera de iniciar a atividade.
O objectivo do dia, tal como os anteriores realizados online, foi possibilitar um espaço de encontro entre as diferentes entidades que gerem ou promovem workshops partilhados, de forma a gerar conhecimento, trocar informações, tirar dúvidas e recolher necessidades para o futuro.
Durante a primeira metade da manhã, após uma necessária ronda de apresentações, foi feito um balanço das ações de apoio recentemente desenvolvidas e partilhada diversas informações de interesse. Entre outros, foi apresentado à comunidade um vídeo promocional de oficinas partilhadas, promovido pela ARCA, que será divulgado nos próximos dias através dos canais habituais de comunicação da entidade, e que pretende dar a conhecer o que são oficinas partilhadas, como funcionam e como contribuem ao empreendedorismo do agronegócio e ao desenvolvimento rural.
A seguir, foi feita uma visita às instalações de uma das oficinas em fase de criação: o Obrador del Parc Agrari de la Conca d’Òdena, localizado no mesmo município de Jorba, que prevê iniciar a atividade ao longo do ano de 2024. e que incluirá espaços para produção de produtos vegetais e laticínios.
Por fim, à tarde, foi realizada uma sessão de trabalho para as oficinas partilhadas recém-criadas, com o objetivo de lhes dotar de ferramentas e recursos para a correta gestão destes espaços. Em primeiro lugar, Jordi Giné (técnico da Concactiva) e Ignasi Martínez (prefeito de Tagamanent) explicaram como se administra o dia a dia em suas oficinas compartilhadas. Posteriormente, Anna Boix, da consultora Fil a l’Agulla, ministrou um workshop de formação sobre gestão de espaços comunitários, onde foi dada ênfase à necessidade de definir e explicar com muita clareza o funcionamento e gestão de workshops partilhados por, a fim de evitar conflitos com os usuários.
Esta reunião põe fim à Palestrante PECTs Agrobioalimentar eu Aldeias Vivas e Ativascoordenados respetivamente pelos Conselhos Provinciais de Lleida e Tarragona, nos quais a ARCA tem participado com ações de apoio e revitalização de oficinas agroalimentares partilhadas, principalmente nestas duas demarcações, mas também adotando uma visão mais ampla quando as ações assim o exigiram.. O Palestrante PECT Agrobioalimentar e o PECT Aldeias Vivas e Ativas são dois projetos co-financiados pela Generalitat de Catalunya.