Entra em funcionamento a área de testes agrícolas da Gandesa

Os pastores interessados ​​podem apresentar a sua candidatura até ao próximo dia 22 de dezembro.

Decorreu esta segunda-feira, dia 27 de novembro, no Centro Empresarial Terra Alta, oato de apresentação da área de testes agrícolas da Gandesa. Uma sessão que serviu para dar a conhecer o funcionamento do espaço de testes agrícolas e visitar as instalações, ao mesmo tempo que foram apresentadas as bases da primeira convocatória. Especializado na criação extensiva de caprinos e silvopastoria, o espaço de testes agrícolas da Gandesa procura dar resposta às novas gerações de pecuaristas e pecuaristas que queiram ingressar no setor.

O evento contou com a presença Carlos Luzprefeito de Gandesa, que além de dar as boas-vindas aos participantes, quis destacar a importância da colaboração entre atores locais para tornar o espaço de testes agrícolas uma realidade. de acordo com luz, «É fundamental desenvolver projetos que recuperem a atividade agrícola no concelho e que façam a gestão da vegetação rasteira num contexto de alterações climáticas, tanto para termos novos projetos pecuários sustentáveis ​​como para combater o aumento do risco de incêndios».

A seguir, o chefe das áreas de testes agrícolas da Associação de Iniciativas Rurais da Catalunha (ARCA), Marc Gonzálezexplicou o funcionamento geral destes dispositivos de socorro agrícola, enfatizando o seu potencial como resposta à erosão agrícola sofrida pelas áreas rurais. Na sua intervenção detalhou também as principais funções e apoios que os espaços de testes agrícolas oferecem à nova comunidade agrícola e o estado de implementação dos diferentes projectos em funcionamento e em planeamento na Catalunha, entre os quais se destaca o espaço de testes de Gandesa, actualmente em funcionamento. iniciando sua implementação.

É neste momento que o autarca de Gandesa volta a tomar a palavra explicar o processo que se seguiu à criação deste espaço e ao trabalho realizado; especialmente no que diz respeito à adaptação do projeto ao contexto e necessidades do território. luz queria destacar a governança do dispositivo, com as cinco entidades que estão vinculadas a ele: ARCA, a Câmara Municipal de Gandesa, a Escola de Pastores e Pastores da Catalunha, o Conselho Regional da Terra Alta e o Consórcio Inter-regional de Iniciativas Socioeconómicas (CIS), bem como as responsabilidades adquiridas por cada ator para garantir o funcionamento correto do dispositivo. Paralelamente, explicou as características da exploração e do curral e demais equipamentos colocados à disposição dos empresários, as ações de adaptação e melhoramento realizadas, os equipamentos pecuários adquiridos, a formação, apoio e aconselhamento que se espera que recebam no futuro. pastores e pastoras, e a cobertura jurídica que terão enquanto concluírem a prova de atividade agrícola.

Maria Díaz de Quijanotécnico da Escola de Pastores i Pastores da Catalunha, foi o responsável pelo encerramento da sessão. Em seu discurso ele explicou o processo de implantação da área de testes agrícolas qual a operação que será seguida para seleção de empreendedores que queiram fazer a prova de atividade pecuária neste espaço. Quijano detalhou também os requisitos mínimos para poder figurar no concurso, bem como os apoios que o espaço de provas agrícolas irá oferecer e o conjunto de direitos e deveres que os futuros pastores e pastoras terão de satisfazer; dando assim a primeira convocatória para o espaço de testes agrícolas da Gandesa aberto até ao próximo dia 22 de dezembro.

Terminada a sessão de informação, os participantes puderam visitar o local onde será desenvolvido o espaço de teste para ver no terreno o curral, uma pequena parte da quinta, e parte dos materiais disponibilizados aos futuros pastores e pastoras.

Existem atualmente 5 espaços de prova agrícola em funcionamento na Catalunha, com novos empresários a realizarem a prova de atividade agrícola ou com processos de seleção já iniciados. Por outro lado, mais 5 espaços de testes agrícolas estão em fase final de planejamento e deverão ser lançados nos próximos meses. Essa dinâmica reflete como os espaços de prova agrária estão se tornando dispositivos de incorporação agrícola progressiva e facilitação do relevo agrário, com cada vez mais viagens e reconhecimento na Catalunha, Espanha e Europa. De facto, uma das medidas prioritárias da Agenda Rural Catalã é a promoção de espaços de ensaio agrícola para a incorporação do novo sector agrícola, muitas vezes sem tradição agrícola familiar.

Dia aberto em Gandesa
No próximo sábado, dia 16 de dezembro, pela manhã, será realizado um dia aberto no espaço de provas agrícolas com o objetivo de tirar dúvidas dos interessados ​​e visitar a quinta, o curral e ver outros equipamentos e materiais no terreno.
Informação sobre este dia será publicada brevemente (programa – inscrição)

Díptico espacial de teste agrícola Gandesa
Informação 1ª chamada para espaço de testes agrícolas em Gandesa

ESPAÇOS DE TESTE AGRÍCOLA COMO FERRAMENTA DE INCORPORAÇÃO NO SETOR AGRÍCOLA

Os espaços de testes agrícolas surgem da necessidade das novas gerações que querem ingressar no mundo agrícola e encontram múltiplas barreiras como o acesso à terra, o acesso ao crédito, a falta de experiência prática ou o desconhecimento de redes no território que facilitem o desembarque em o setor. Ao mesmo tempo, também respondem à falta existente de alívio geracional nas empresas agrícolas familiares. Os espaços de testes agrícolas têm, portanto, a vontade de facilitar o processo de incorporação dos agricultores ao setor, ao mesmo tempo que minimizam o risco envolvido na abertura de um negócio na área agrícola, uma vez que durante o teste de atividade, os empresários podem testar o seu projeto agrícola. , adaptá-lo ao longo do tempo e testar suas próprias habilidades e habilidades com autonomia.

Para fazer isso, os espaços de testes agrícolas cumprem três funções: oferecem apoio jurídico, facilitam o apoio físico para o desenvolvimento da atividade; e apoiam o empreendedor em todo o seu processo de incorporação. Apoio abrangente desde o início que transformou os espaços de testes agrícolas numa ferramenta inovadora para ajudar a reverter a tendência atual de falta de apoio geracional.

O que é um espaço de teste agrícola?


Todas estas ações contam com o financiamento do PECT Pobles Vius i Actives, nas áreas de teste agrícola localizadas na província de Tarragona; e com o PECT AgroBioFood B. Palestrante das ações de Lleida. Dois projetos de especialização e competitividade territorial financiados pela Generalitat de Catalunya e cofinanciados pelos Conselhos Provinciais de Lleida e Tarragona.

Jonas Arantes

Jonas Arantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *