Os Grupos Locais de Ação Pesqueira da Catalunha aderem à Associação de Iniciativas Rurais da Catalunha. O Departamento de Ação Climática encarregou a ARCA de criar e pôr em funcionamento o gabinete técnico de acompanhamento da Agenda Rural Catalã.
Barcelona, segunda-feira, 15 de janeiro de 2024.- Associação de Iniciativas Rurais da Catalunha – ARCA celebrou a sua Assembleia Geral hoje, segunda-feira, 15 de janeiro, na sede da Associação de Municípios da Catalunha. Um encontro que, além de apresentar o Plano de Ação da organização para o período anual de 2024, serviu para dar início ao novo período Leader 2023-2027.
A Associação de Iniciativas Rurais da Catalunha – ARCA celebrou hoje a sua Assembleia Geral, segunda-feira, 15 de janeiro. A sessão contou com a presença do Honorável Sr. David Mascort i Subiranas, Conselheiro para a Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural; Sergi Penedès, secretário-geral adjunto da Associação Catalã de Municípios, e Sergi Méndez, presidente da ARCA, que presidiu à cerimónia de abertura da Assembleia Geral.
Na sua intervenção, o secretário-geral adjunto da ACM, Sr. Sergi Penedès, na qualidade de anfitrião, foi o responsável pela recepção dos participantes, destacando o acordo de colaboração ACM-ARCA, que será renovado pouco depois de 4 anos de vigência. Destacou os frutos de colaborações como o Atlas do Mundo Rural ou o impulso coordenado para a Agenda Rural Catalã, entre outros.
O Vereador para a Acção Climática iniciou a sua intervenção dando as boas-vindas aos participantes na reunião, e especialmente aos novos representantes dos grupos de acção local (GAL) Líder que se juntaram à assembleia, e ao representantes das novas GALs de Pesca, que ratificaram o compromisso de solicitar incorporação na ARCA. Um facto que constitui sem dúvida um desafio e uma oportunidade para a ARCA e suas entidades associadas, que passarão dos actuais 12 para 16. Incluindo, desta forma, todas as entidades gestoras de fundos Leader do país.
O discurso de Maskort quis destacar o “o empenho determinado do Departamento na aplicação da metodologia Leader na Catalunha”. Neste sentido, destacou alguns dos resultados alcançados no período 2014-2022 como “o apoio e acompanhamento através dos subsídios Leader a 1.783 projectos, que geraram um investimento nas zonas rurais de mais de 208 milhões de euros e criaram 1.684 empregos de trabalho direto”. Tarefa a que se soma o desenvolvimento de “98 projetos de cooperação, 9 deles transnacionais com outros países da União Europeia”. Este facto, somado ao facto de a Catalunha “ter sido o primeiro em todo o estado espanhol a seleccionar as GAL e as estratégias de desenvolvimento local, no âmbito do PEPAC 2023-2027, e a assinar os acordos de colaboração e delegação de funções para todo o período “, tornar o programa Catalonia Leader uma referência a nível nacional e europeu o que não seria possível sem o trabalho e esforço de todas as equipas técnicas que compõem este projeto dos diferentes Grupos de Ação Local.
O Conselheiro terminou a sua intervenção destacando a cooperação e o trabalho conjunto que existe entre a ARCA, os grupos GAL e o Departamento. “Uma colaboração que este ano dá mais um passo com a comissão do Departamento à ARCA para a criação e comissionamento do gabinete técnico da Agenda Rural da Catalunha“.
A cerimônia de boas-vindas foi encerrada com algumas palavras do novo presidente da ARCA, Sr. Sergi Méndez, que enfatizou a importância do trabalho conjunto entre as diferentes administrações “A cooperação entre o governo local e nacional e as entidades que conhecemos e caminhamos no território é fundamental para responder às necessidades específicas das nossas zonas rurais”.
Méndez também se referiu ao mecanismos de garantia rural, ou Impermeabilização Ruralg“uma ferramenta absolutamente essencial para garantir que as políticas e iniciativas tenham em conta as particularidades das zonas rurais”. O presidente da ARCA terminou a sua intervenção fazendo um balanço muito positivo dos quatro anos de trabalho conjunto com a “Associação Catalã de Municípios”, ao mesmo tempo que agradeceu aos Grupos de Acção Local do território pela entrega e dedicação e trabalho incansável. .
A partir daqui, Méndez fez uma primeira apresentação da agenda da Assembleia e deu a palavra a Albert Puigvert, gerente da entidade, que se encarregou de explicar detalhadamente as ações previstas para esta anuidade e o novo plano de trabalho da entidade, que este ano é marcado por uma reestruturação de suas funções devido aos dois fatos já adiantados pelo Vereador. Por um lado, a incorporação dos 5 Grupos de Líderes de Pesca que necessitarão de apoio técnico, especialmente e de forma acentuada no início, uma vez que três deles são recém-criados. Por outro lado, a aprovação da Agenda Rural Catalã e a exigência do DACC de que a ARCA se tornasse o seu gabinete técnico.
“Estamos enfrentando um novo desafio como entidade, uma mudança de escala. O que hoje aprovamos com o mandato de gerir o Gabinete Técnico da Agenda Rural permite a consolidação de uma poderosa equipa técnica, que deve permitir tornar eficaz a Agenda Rural e poder facilitar a implantação, também, do Serviço Marítimo Estratégia 20230 da Catalunha a partir da Ação das GALPs”. No seu discurso, Puigvert quis dedicar algumas palavras para agradecer o trabalho e a compreensão entre as equipas e encorajar que “continuemos a manter a ação no bom nível que temos conseguido nestes últimos anos”.
Antes do término da sessão:
- Senhor. Mario Vizcarro, Secretário da Federação Nacional Catalã das Guildas de Pescadores e da GALP do Mar do Ebro, em representação de todos os GALP presentes, que ratificou a vontade de todos os Grupos Locais de Acção Pesqueira fazerem parte da ARCA.
- EM. Itziar Segarra, Diretor Geral Adjunto de Pesca e Aquicultura, que destacou a oportunidade de colaboração entre GALPs e GALs no âmbito da Associação de Iniciativas Rurais e Marítimas da Catalunha.
- EM. Laura Dalmau, Diretora Geral Adjunta de Planejamento Rural, que destacou os novos desafios deste ano, como o Bilhete Rural, um novo dispositivo de apoio ao empreendedorismo e ao alívio rural de atividades.
A Assembleia encerrou com algumas palavras de agradecimento do Sr. Sergi Mendez, presidente da entidade, ao trabalho realizado pelos grupos Leader, o Departamento de Ação Climática e, especialmente, a equipe técnica da ARCA; ao mesmo tempo que agradeceu a todos os presentes na reunião.